• Verde em Casa

10 Plantas Incríveis que tem o Poder de Acalmar e Reduzir o Estresse e Ansiedade

Nem todas as pessoas sabem ou mesmo imaginam o poder invisível que as plantas trazem para nós. Entretanto algumas são conhecidas por elevar nosso humor e melhorar a qualidade do ar que respiramos, independente se for dentro ou fora de casa. Mas ela ainda podem ajudar a reduzir parcial ou completamente nosso estresse e acalmar ansiedade, que não é uma surpresa, com os últimos acontecimentos mundiais, estarem tão elevados.

Como nossas rotinas, ultimamente têm sido muito mais reclusas do que ao ar livre, podemos por este fato acabar desenvolvendo complicações sérias. Se você passar muito tempo em ambientes fechados, seja devido a longas horas de trabalho ou mesmo por motivos de alta proteção, a má qualidade do ar circulado neste ambiente, certamente afetará sua saúde. Na verdade, as toxinas internas, que subsistem e se proliferam em ambientes fechados podem ter um efeito altamente prejudicial à nossa saúde. Essas toxinas podem causar alergias, asma, inflamação ou até mesmo ansiedade profunda e estresse agudo e acredite, em certos casos podem até mesmo desenvolver alguns tipos de câncer.


Se essa é a sua realidade e não há como se livrar dela ou mesmo mudá-la, passar algum tempo cuidando de plantas, seja de qual tipo forem, é uma ótima maneira de ajudar a cuidar de sua saúde mental e corporal.


Nós fizemos uma pesquisa especial para mostrar para você como combater estes sintomas indesejáveis que se proliferaram tanto após a pandemia. Então listamos abaixo algumas das melhores plantas para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e estresse que irão ajudar e muito a você superar todos estes obstáculos de maneira natural e prazerosa. As plantas desta lista podem ser colocadas em escritórios e jardins, e ainda você também pode usar algumas delas para fazer óleos e chás medicinais e relaxantes.




1. Hortelã

Estudos já verificaram que a hortelã-pimenta diminui a consideravelmente o sentimento de frustração e ainda aumenta o estado de natural de alerta cerebral. O mentol, encontrado na planta, se tornou muito comum estar incluído em muitos produtos de banho, pois ajuda a relaxar os músculos. Teve um dia estressante ou está se sentindo excessivamente ansioso por algum motivo? O que você pode fazer, mesmo estando no seu trabalho ou ao ainda em casa, é levar ou plantar no seu quintal ou na sacada do seu apartamento um vasinho com hortelãs, retirar algumas folhas frescas e preparar um chá morno, de preferência sem a inclusão de açúcar. Certamente isso ajudará a melhorar seu estado e ainda te proporcionará um bom momento de relaxamento.



2. Camomila

Mega conhecida pelos apaixonados por chás, a Camomila é uma flor na família da margarida, é utilizada como suplemento dietético popular para uma variedade de usos, por exemplo para pessoas que possuem problemas com sono, ansiedade, problemas digestivos , feridas na boca, infecções de pele, dificuldade na cicatrização de feridas, cólicas e assaduras. Você imaginava que a delicada e nem tão valorizada camomila teria tantas utilidades em tantas áreas diferentes? Pois é, muita vezes menosprezamos plantas que se as utilizarmos, podem literalmente transformar nossa vida

Essa maravilhosa erva, à camomila, já é utilizada há milhares de anos, inclusive pelos antigos gregos, egípcios e romanos. Provavelmente, você usou camomila com mais frequência na forma de chá de camomila - um de seus usos mais populares. Embora muitas pessoas achem que é relaxante antes de dormir ou quando se sentem ansiosas, poucas pesquisas foram realizadas sobre sua eficácia para esses usos.

Então, se você não tem um vasinho de camomila na sua casa, não custa nada começar a plantar e começar a colher os maravilhosos efeitos do convívio com essa plantinha.


3. Aloe Vera ou Babosa

Super conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, a nossa amiga Aloe Vera ou popularmente conhecida como Babosa é uma planta muito poderosa e muito apreciada que também é capaz, acredite se quiser, até de CURAR. Além disso ela ainda ajuda a remover substâncias químicas nocivas do ar do ambiente em que está e pode ajudar a reduzir a consideravelmente a ansiedade levando em consideração o resultado geral que traz de ambiente, oxigênio e uso corporal.

A Babosa atualmente é considerada predominantemente como um remédio poderosíssimo, sendo uma espécie de planta conhecida como suculenta que existe desde o início do primeiro século Depois de Cristo. Reconhecida por suavizar cicatrizes, inflamações e queimaduras na pele, ela tem mais um podium de reconhecimento, sendo considerada um dos purificadores de ar de plantas mais poderosos do mundo.

Na prática, os benefícios de se ter um vaso de babosa em casa são inúmeros, como reduzir os níveis de dióxido de carbono (mais conhecido por gás carbônico) à noite, esta espécie de planta também ajuda a remover substâncias químicas nocivas, como formaldeído e benzeno (substâncias espalhadas através de produtos químicos), do ar.

Depois de todos os benefícios que essa lindinha nos trás, você deve estar imaginando o grau de complexidade que deve ser cuidar de uma plantinha dessas não é? Errado, a Aloe vera é uma ótima opção para quem procura uma planta de baixíssima manutenção, pois requer o mínimo de água e atenção necessária. Na verdade, os egípcios a apelidaram de 'planta da imortalidade' por causa de sua resiliência. Por tanto, tenha noites de sono melhores e pare de roer suas unhas, se for o seu caso, vá a uma floricultura ou garden da sua região e plante hoje mesmo um vaso de babosa na sua casa ou apartamento e comece a tratar de forma natural a sua ansiedade e seu estresse.


4. Lavanda

Essa particularmente é uma das minha flores preferidas e confesso que sempre sonhei em visitar um campo de produção dela, como existem na holanda por exemplo, estou falando da lavanda, extremamente utilizável em diversos setores de indústrias universais. A flor de lavanda e seus extratos têm sido usados, tanto internamente quanto por olfato, há séculos como tratamento para ansiedade e depressão, por ter a capacidade de ativar no nosso cérebro sinapses de calma em função do seu perfume. Algumas pesquisas identificaram os principais constituintes ativos do óleo feito da lavanda; estudos in vitro (feitos em recipientes de vidro) e em animais começaram então a clarear melhor o funcionamento dos mecanismos de ação;

Ademais, a bela tonalidade lilás que forma a flor da lavanda é incrivelmente relaxante aos olhos, sendo frequentemente usada por mães para ajudar a acalmar seus bebês agitados, o óleo da planta é também é prescrito por alguns alquimistas e até médicos para ajudar no tratamento da ansiedade e da depressão. Certamente valerá a pena o esforço de encontrar um lugarzinho no seu quintal ou varanda para plantar essa belezinha lilás. Porém, caso você não deseje tê-la em casa, você pode facilmente comprá-la em fazendas ou mercados locais.



5. Arruda

Quando se trata de energia das plantas, a arruda é muito conhecida e poderosa ao combate e controle de energias negativas no ambiente. Muito conhecida por ser colocada em galhos atrás da porta para espantar mau olhado. A arruda é uma planta super resistente, perene e arbustiva, nativa da região do Mediterrâneo e das Ilhas Canárias, encontrada em locais rochosos, matagais e bancos secos.

A erva composta por arruda possui propriedades calmantes, têm o poder de aliviar a tensão e a ansiedade. Alguns fitoterapeutas a utiliza para tratar dores de cabeça nervosas, tonturas, tensão geral e ansiedade que tem sido essa mal tão avassalador no século xx. O chá oferece um alto relaxamento corporal tendendo a melhorar sua qualidade de sono se ingerido á noite 30 min antes de dormir.

6. Sálvia

Devido aos seus benefícios medicinais e espirituais comprovados cientificamente, nos últimos tempos, muitas pessoas passaram a se interessar mais por uma antiga prática de queimar sálvia, um ritual conhecido também como borrar.

Essa prática ajuda a eliminar energias negativas, restaura a harmonia do ambiente, nos conecta ao nosso plano espiritual, e com isso consequentemente nos sentimos muito mais equilibrados internamente. Além disso essa erva traz muitos outros benefícios, tais como, melhoria da qualidade do ar e do sono, diminuição do estresse e controle da ansiedade.

E também o consumo do chá de sálvia é ótimo para auxiliar no tratamento da depressão e na diminuição de insônia. E ainda estimula o funcionamento cerebral melhorando a concentração e memória.



7. Manjericão

Muito conhecido em diversas regiões do brasil como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea esta planta sagrada é uma das plantas mais comuns cultivada por quem possui um pequeno jardim ou horta de temperos. Más você sabia que o manjericão não precisa ser utilizado apenas para temperar os seus pratos de “master cheff” ? Pois é, você ficará surpreso em saber que a planta do manjericão tem grandes propriedades anti medicinais que ajudam a aliviar o estresse e ansiedade, além de muitas outras coisinhas mais. As folhas de manjericão podem ser usadas para muitos fins, como tratamento de úlceras estomacais, picadas de insetos e dores de garganta. A planta de manjericão atua como um adaptogen (uma substância natural considerada para ajudar o corpo a se adaptar ao estresse) e é por isso que ter uma planta de manjericão em sua casa ou escritório pode melhorar consideravelmente a sua clareza de pensamentos e até auxiliar você na administração de sentimentos através do seu aroma e purificação do oxigênio do seu ambiente. Alguns outros benefícios do manjericão que não podem deixar de ser mencionados são: cura e cicatrização de Feridas; Problemas de estômago; Falta de apetite; Aftas; Dores de garganta; Amigdalite; Náusea, Prisão de ventre; Cólica; Ansiedade; Insônia; Enxaqueca e Picadas de insetos. Agora que você aprendeu todos esses benefícios que o manjericão pode te trazer, a pergunta é: O que mais te falta plantá-lo na sua casa?



8. Alecrim

O alecrim é popularmente conhecido por ser uma erva culinária e também há séculos vem sendo utilizado na medicina tradicional. Além de promover o bem-estar mental e físico, o alecrim tem o poder de purificar o ar e consequentemente mantém sua casa livre de toxinas que podem ser prejudiciais para sua saúde.

O óleo essencial de alecrim possui uma fragrância amadeirada e é visto como um dos pilares da aromaterapia. O aroma do alecrim quando inalado pode elevar seu humor imediatamente, reduzindo os níveis de ansiedade e dos hormônios de estresse, além de tratar problemas de insônia e melhorar a sua memória.

Para elevar a sua energia e do seu ambiente, utilize um difusor de óleo essencial ou faça em um pequeno frasco um spray de aromaterapia anti stress, combinando 6 colheres de sopa de água com 2 colheres de sopa de álcool de cereais e 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Para usar este spray borrife no ar em ambientes fechados e à noite antes de dormir borrife no travesseiro para ter uma boa noite de sono.

Para que a sua plantinha viva bem, mantenha o alecrim em local ensolarado e tenha cuidado para não regar em excesso.



9. Jasmim

Mais conhecido por Jasmim ou jasmim-dos-poetas. O Jasminum officinale, é uma plantinha bem delicada pertencente à família das oleáceas, a mesma família da oliveira e do lilás. A flor dessa planta é bastante popular entre os apaixonados por jardins ou mesmo pela primavera.

O Jasmim é um arbusto geralmente encontrado ao ar livre, também pode se dar muito bem dentro de casa, sendo colocado e cuidado da forma certa, é claro. A fragrância que exala não é apenas doce e super agradável para os nossos sentidos, mas também pode promove uma noite de sono muito melhor quando temos contato com ele diariamente. Naturalmente o nosso sono desempenha um papel importantíssimo em nosso desenvolvimento profissional, no bem-estar físico e mental. Se você, por algum motivo, não consegue dormir, certamente desenvolverá uma grande dificuldade para tomar decisões, controlar suas emoções, resolver seus problemas e lidar com as possíveis mudanças que a vida pode te proporcionar. Há uma grande probabilidade que quando você for cercado por jasmins se sinta menos ansioso, diminui seus níveis de estresse e consiga desenvolver um estado muito mais calmo e focado, tudo isso pelos estímulos que essa planta promove ao nosso sistema nervoso e neural.


10. Orquídeas

Vamos conhecer agora alguns benefícios imperceptíveis porém poderosos que essa maravilhosa planta nos traz convivendo conosco no dia a dia. Manter uma ou mais orquídeas na sua casa ou no seu escritório certamente irá melhorar exponencialmente a sua qualidade de vida, proporcionando benefícios à respiração e ao humor, porém infelizmente existem benefícios que recebemos de diversas fontes materiais ou até imateriais, que não conseguimos perceber em função da nossa falta de sensibilidade ao que não é visível que acabamos não dando importância para esses agentes promovedores de bem estar, mesmo sendo plantas lindas como é o caso da orquídea. Segundo o Feng Shui, as orquídeas além de limparem o ar do ambiente também trazem sorte e prosperidade, principalmente se colocadas no local onde você descansa.

As orquídeas, como todas as plantas, removem o dióxido de carbono (famoso gás carbônico) do ambiente e ainda produzem grandes quantidades de oxigênio.

A orquídea tem flores de longa duração, variedade de formas e tamanhos e

além disso, a maioria das espécies de orquídea contam com uma alta capazes de purificar o ar limpando-o de substâncias indesejáveis ​​e potencialmente nocivas e ainda liberam uma grande quantidade de oxigênio especificamente à noite. Para termos uma noção ainda mais profunda dos benefícios que essa maravilhosa plantinha traz ao mundo, as orquídeas são capazes de absorver o xileno presente no ambiente domiciliar e natural onde estão. O xileno é um composto químico utilizado como solvente em colas, tintas e vernizes e que pode desprender-se em pequenas quantidades no ar da sua casa ou do escritório. Se o seu convívio com esse composto for auto e ele acabar sendo acumulado no seu organismo, o xileno pode causar fortes dores de cabeça, fadiga e irritabilidade.

Colocar uma orquídea em sua mesa ou no peitoril da janela pode, portanto, ajudá-lo a respirar um ar mais limpo, tanto em casa como no trabalho. É uma verdade absoluta que as plantas e as flores possuem um comprovado efeito calmante em nossa mente e as orquídeas podem ajudar a manter o ambiente mais relaxado graças à sua postura elegante e à delicadeza das esplêndidas e delicadas flores que são formadas no seu fino caule.

Curiosidade: Os antigos gregos associavam as orquídeas com a virilidade e a fertilidade, fazendo disso um presente perfeito para recém casados.





As plantas podem ser poderosas aliadas do nosso corpo e mente nos trazendo diversos benefícios tanto na nossa casa e no nosso trabalho, aumentando incrivelmente o nosso bem-estar. Algo tão simples e que muitas vezes vem sido deixado de lado tamanha a nossa correria e vulnerabilidade à indústria, que no final, acaba usando esses mesmos recursos, tão ricos e disponíveis na natureza para qualquer um de nós, para nos vender em forma de remédio, incluindo diversos outros radicais totalmente prejudiciais a nossa saúde. Por isso planta, plante muito, em meio a tantas incertezas, foque em algo que você pode realizar para melhorar a sua vida hoje mesmo.


Deixa aqui nos comentários o que você achou deste artigo e você gostou curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo. Espero ter ajudado :)





Beijinhos verdes com muito amor pra você.

Até a próxima!



© 2020, Todos os direitos reservados.