7 Benefícios de Educar as Crianças Através do Plantio!

Atualizado: Set 10

Quais as ações educativas que você tem criado para seus filhos durante essa quarentena para mantê-los em desenvolvimento e aprendizado? hum? Pois é, independente dessa pandemia, nossas crianças não podem para de crescer não é mesmo, não somente o corpo mas tanto a mente e o caráter. Então vamos ensiná-las responsabilidade, cuidado e carinhos com as plantas? Preparei 7 benefícios para educar as crianças através do plantio.

Já pensou em poder colher alguns legumes ou vegetais no quintal da sua casa ou na varanda do seu apartamento? pois é, isso é super possível e fácil de fazer. Ter uma horta caseira pode soar como um desafio ou até um bicho de 7 cabeças para alguns, especialmente em grandes cidades, mas acredite, isso tem se tornado cada vez mais comum, principalmente no momento em que estamos vivendo de isolamento social. Se você está em dúvida sobre fazer ou não uma hortinha na sua casa, saiba que além de estimular um estilo de vida super saudável, ter uma horta em casa colabora imensamente com o desenvolvimento infantil, de qualquer faixa etária. Confira alguns dos benefícios de ter uma horta em casa ou apartamento para o seu pequeno(a):


"Plante Verde e Colha Vida"


1. Estimula na prática a educação alimentar.


Será que picar tão miudinhas que quase não se consegue enxergar as hortaliças ou escondê-las no meio do arroz ou da sopinha é a melhor forma de educar as crianças a terem uma alimentação mais saudável e diversificada? Alguns diriam que existem formas melhores e até mais fáceis. Que tal você começar uma hortinha na sua casa e ainda com um passeio na feirinha ou sacolão? Lá, você pode apresentar os diferentes tipos de alimentos para as crianças e mostrar que a maioria das coisas ali veio de uma plantação e que vocês juntos poderiam plantar a mesma hortaliça ou até fruta dentro da sua casa, em menor escala é claro, mas o importante para eles é entender de onde vem as coisas e aprenderem a dar valor para tudo o que comem.

Essa apresentação dos alimentos é muito importante para a criança. Pois ela precisa ter consciência sobre o que está comendo e de onde vem aquilo. Se você que é adulto não come aquilo que você não sabe de onde vem ou por quais processos passou, as crianças também possuem o mesmo senso de proteção. Por mais que confiam que os pais nunca dariam algo para prejudicá-las, se elas conhecerem de onde vem aquilo que estão comendo e conhecerem o processo todo, ficará muito mais fácil aceitarem comer aquilo que, em primeira vista, não parece tão apetitoso a elas. Depois, vocês podem escolher o que ali mesmo se tiver ou em uma floricultura ou guardem mudinhas que podem ser plantados em pequenos espaços na sua casa ou varanda.


2. Produz o senso de pertencimento.


É muito importante para os pequeninos se sentirem participantes em coisas que são significantes. Da mesma forma que os adultos gostam de fazer coisas que tem valor ou que são significantes as crianças também precisam sentir que pertencem a um mundo onde podem opinar em coisas para elas grandes e que são coisas dos adultos. Com certeza elas se sentem importantes e com isso passam a olhar para essa prática como algo muito interessante e divertido.


3. Desenvolve o senso de responsabilidade.


Ter uma horta em casa requer cuidados especiais, fáceis é claro mas diários. A rotina é o principal para eles. Você pode deixar a responsabilidade de colocar água na horta com as crianças. Elas também podem ficar encarregadas de avaliar o desenvolvimento das plantinhas. Ver quais estão desenvolvendo mais, e com a sua tutela ensinar a elas o motivo de umas estarem mais fortes que as outras. Assim também entenderam que ser diferente mesmo sendo muito parecido, é normal e tudo bem. Ensine primeiro, mostrando a diferença entre uma planta saudável e uma não-saudável. Depois, peça para ela ficar de olho e acompanhar o desenvolvimento de ambas.


4. desenvolve o princípio de dar e receber.


Quando nós ensinamos as crianças que para qualquer coisas crescer e ficar forte, linda e saudável, necessita de muito cuidado, carinho e amor. Mas é importante eles perceberem que tudo o que nós damos, nós recebemos na mesma medida. Ou melhor, tudo o que nós plantamos, nós colhemos na mesma medida. Plantar carinho, amor, amizade, generosidade, educação, respeito, empatia e tantos outros adjetivos positivos que nós conhecemos, colheremos frutos na mesma medida e espécie, no seu tempo certo.


5. Ensina que tudo tem sua hora.


Esperar uma planta crescer, brotar e estar pronta para consumo é uma importante lição da natureza sobre paciência. Coisa que os nossos pequenos não possuem em grande quantidade, mas que pode muito bem ser desenvolvido e aprendido com o estímulo correto. Ao acompanhar o desenvolvimento de sua hortinha, a criança vai entender com mais facilidade que as coisas requerem um tempo determinado para ficarem "prontas" e que nada que é bom acontece do dia para a noite, que requer esforço e alguns sacrifícios mas que pelo resultado final, vale muito a pena.


6. Ensina a importância de poupar água.


A maioria das hortaliças precisa de poucas coisas para ficarem saudáveis e uma das mais importantes é, com certeza a água. Que de fato é o "sangue" das plantinhas, porém em grandes doses pode determinar a sua morte. Com isso a criança aos poucos vai compreender que a água é vital não só para pessoas e animais, como também para o cultivo de qualquer plantinha que eles vêem. Portanto, desperdiçar água não é um problema somente para nós. Mas também para todas as plantações e ainda que tudo o que é demais, pode prejudicar. Então, tudo deve ser na dose correta mantendo o seu perfeito equilíbrio.


7. Estimula o respeito ao planeta.


Mesmo a menor das hortinhas é uma amostra do quão importante é termos respeito e cuidado e amor com a natureza. Acompanhar de perto o desenvolvimento das plantinhas, desde sua semeadura, seu desenvolvimento e sua floração, como elas são essenciais para nossa vida e como elas podem ser frágeis, é uma aprendizagem e tanto para os pequenos. Muitas vezes falamos sobre a natureza como se ela fosse algo que só existe fora de casa, como um lugar muito distante, algo que não está ao nosso alcance. O nosso dever é trazer esse mundo para pertinho deles e de nós é claro. Mostrar que cada pedaço de terra merece cuidado, atenção e amor fará toda a diferença. Isso vai ajudar seu pequeno a compreender de forma mais fácil sobre a importância do respeito e principalmente o cuidado que devemos ter sempre, em todas as ocasiões com o planeta.



Bom, espero que esse conteúdo tenha te dado inspiração suficiente para levar a natureza em forma de hortinha para dentro da sua casa e ensinar seus pequenos a importante do contato com a terra e como isso pode mudar nossas vidas para muuuuito melhor.


Beijinhos verdes e até a próxima!


Cris Olkoski

© 2020, Todos os direitos reservados.