• Verde em Casa

Aprenda a Cultivar Rabanetes Gigantes e Super Saborosos com Apenas 4 passos

Eu vou dividir as melhores técnicas com você, que te fará cultivar Rabanetes mais saborosos e ainda mais depressa, livres de agrotóxicos e o melhor de tudo, produzidas por você mesmo.

O Raphanus sativus da família Brassicaceae, mais conhecido como Rabanete é um parente tanto dos nabos quanto das couves diversas e até da mostarda, você sabia?!

O nosso querido e saboroso rabanete é uma hortaliça cultivada na Europa desde a Antiguidade, hoje é consumida no mundo todo por conseguir equilibrar o seu sabor adocicado, refrescante e picante ao mesmo tempo. As folhas, por exemplo, tem alto valor nutritivo e podem ser utilizadas em diversos pratos na culinária brasileira.

O rabanete possui uma variação de espécies tremenda. Por isso, existem algumas variedades próprias para plantar no verão, na primavera, no inverno ou mesmo no outono. Da mesma forma, há uma grande variação no tamanho e formato de cada espécie e nas cores das raízes, que na maioria das vezes são alongadas ou esféricas e de cor branca ou vermelha.

A preferência do rabanete para se desenvolver melhor é em temperaturas de 7° a 22°C. Saiba que se você morar em regiões com climas áridos, altas temperaturas não são muito bem suportadas por essa plantinha.

Ele se adapta melhor a regiões de clima frio ou temperado, o que faz da região Sul a mais propícia para o seu plantio.




Confira abaixo algumas dicas muito eficazes para cultivar rabanetes ainda mais saborosas.



1. Preparando o local ideal para o plantio:


O ideal para o plantio do Rabanete é que o solo seja rico em matéria orgânica, bem drenado e com pH de 5,5. Deve ser livre de pedras e pedaços de madeira que prejudicam o livre desenvolvimento das suas raízes e podem fazê-las crescerem deformadas.

Ele pode muito bem crescer a sol pleno ou ainda em sombra parcial, desde que com boa luminosidade, é claro.


O grande barato do rabanete é que ele também podem ser cultivado em recipientes ou vasos. Se você mora em apartamento, ou não tem um quintal adequado para cultivar essa hortaliça, você pode semeá-lo em recipientes com pelo menos 15 cm de profundidade, assim poderá colher seu legume independe do local que você mora.




2. Germinação X Plantio:


A germinação é super rápida, dando início em média em 5 dias após a semeadura. O ideal é que seja semeado no local definitivo do plantio e pode ser semeado no intervalo de outras culturas em canteiros, por exemplo. Ideal para quem não dispõe de muito espaço é cultivar diversas culturas que podem se complementar. Semeie as sementes a uma profundidade de 0,5 cm, e cubra com um substrato bem fino para facilitar a sua semente quando chegar a hora de eclodir.



Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar rabanete. Clique no link do tutorial do YouTube e aproveita para deixar aberto no seu navegador e assistir depois. Assim você vai conseguir acompanhar na prática a como cultivá-las.



3. Cuidados essenciais durante o cultivo:


Mantenha os canteiros de rabanete úmidos, mas não molhados. Assim, a rega regular resultará em crescimento e desenvolvimento rápido. Rabanetes que recebem pouca água acabam ficando com gosto amadeirado. Prepare canteiros de plantio com composto para enriquecer a terra e assim levando nutrientes para suas raízes. Já o crescimento mais lento fará com que os seus rabanetes tenham um sabor um pouco mais picante do que o de costume.

Essa cultura podem ser facilmente atacados por pulgões e larvas de raízes. Se isso acabar acontecendo não se desanime, arranque a folhagem infestada ou se a infestação for muito grande, você precisará utilizar inseticidas naturais para combater essas pragas. Normalmente, os rabanetes crescem tão rapidamente que as pragas acabam não são um problema.



4. Dia da Colheita:


O processo de desenvolvimento do rabanete até o dia da colheita é super rápido, sendo em média entre 25 e 35 dias desde a semeadura, dependendo da qualidade cultivada e do solo em que for colocado. Eu indico a você não ultrapassar muito o tempo da colheita, pois por experiência própria eles acabam ficando um pouco amargos. Já as raízes mais jovens tendem a ser mais picantes. Conforme as raízes amadurecem, elas se vão se tornando mais duras. Quando os rabanetes estão próximos da maturidade, às vezes as pontas de suas raízes inchadas começam a emergir do solo, isso acaba ajudando os cultivadores a decidir o momento da sua colheita. Uma maneira de verificar seu progresso é arrancar uma plantinha como exemplo para ver se as raízes alcançaram um tamanho desejável. Para colher rabanetes redondos, segure firmemente a folhagem e a base da planta e puxe suavemente a raiz do rabanete do solo. Para variedades mais longas de rabanete, como daikon , use uma pá ou garfo para soltar o solo para que a raiz não quebre ao puxar. Rabanetes colhidos armazenam bem em refrigeradores por várias semanas.

Rabanetes de primavera requerem 20 a 30 dias para chegar à colheita. Rabanetes de inverno requerem de 50 a 60 dias para chegar à colheita.





Acredito de verdade que com essas dicas bem detalhadas, você não só conseguirá cultivar a quantidade de rabanetes que você quiser, mas principalmente nunca mais precisará perder nenhuma plantinha.


Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!



Quer aprender mais sobre como cultivar, saber quais os benefícios de educar as crianças através do plantio e aprender a fazer uma horta gigante começando do zero, é só acessar os links abaixo para ter acesso a todas essas informações.



Alimentos que Fortalecem o Sistema Imunológico Contra o Coronavírus


Saiba como as Plantas Gritam quando estão Estressadas


Dicas para Cultivar Berinjelas Super Saborosas em Sua Casa

Beijinhos verdes com muita natureza pra você.

Até a próxima!


© 2020, Todos os direitos reservados.