• Verde em Casa

Aprenda Facilmente Como Cultivar Pepinos em Apenas 4 passos Simples

Existem formas muito simples e práticas para se cultivar pepinos de salada ou de conserva na sua casa ou até apartamento, e são essas formas que eu pretendo dividir aqui com você. Então, vamos juntos por as mãos na terra!

O pepino é o fruto consequente do pepineiro, que acaba sendo consumido geralmente em forma de salada. O pepino também é um super diurético natural e de grande ajuda nas dissoluções como cálculos renais, por exemplo. Ele é muito rico em potássio, proporcionando, através do seu consumo, uma melhor flexibilidade aos músculos e elasticidade das células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento natural epiderme que é a camada superficial da pele, especialmente a do rosto.


Sendo um vegetal tropical, o clima ideal para o cultivo de pepinos é um clima mais quente entre 18° e 30°C, somado a uma quantidade de água abundante o resultado é um desenvolvimento ainda mais sadio e rápido do seu pepineiro. Esta hortaliça é extremamente sensível ao frio, portanto tome cuidado. Se você mora em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, a dica é cultivar dentro de pequenas ou grandes estufas e de preferência a planta não deve ser cultivada em local exposto ao ventos caso queira uma grande produção.


As plantas de pepino crescem geralmente em duas formas: como vinha ou arbusto. As trepadeiras sobem ao longo do solo ou sobem em treliças, enquanto os tipos arbustos, como Burpless Bush Hybrid, formam uma planta mais compacta ocupando menos espaço no seu quintal ou varanda. Para quem deseja cultivar uma quantidade maior uma dica boa é que geralmente, os pepinos de vinha rendem mais frutos durante a estação de crescimento do que os de arbusto. As seleções de arbustos são especialmente adequadas para varandas de apartamento ou ainda pequenos jardins.





1. Preparando o local ideal para o plantio:


Da mesma forma que todas as hortaliças, o pepino também prefere um solo super drenado, rico em matéria orgânica e nitrogênio. Podendo variar de um pH entre 5,5 e 6,8.

Tem uma preferência de alta luminosidade, com no mínimo 5 horas de luz solar direta todos os dias.



2. Germinação x Plantio:


A germinação ocorre de 6 a 15 dias após a semeadura, dependendo, é claro, das condições do clima e do solo.

Geralmente as mudas não se adaptam muito bem com o fato de serem transplantadas, por isso, o ideal é semear já no local definitivo que foi preparado para o cultivo. No momento de semear, faça uma cova com profundidade entre 1,5 a 3 cm e então cubra com uma camada fina de substrato. O vaso ou recipiente escolhido para o cultivo, deve ter pelo menos 30 cm de diâmetro e de 20 a 30 centímetros de profundidade.


Quando se trata do espaçamento indicado para o plantio do pepino, podem variar muito com a cultivar e o método de cultivo escolhido e aplicado. Por exemplo: Se você escolher o cultivo tutorado, o espaçamento geralmente pode ser um pouco maior, de 50 cm a 1 metro entre as linhas de cultivo e 40 a 50 cm entre as plantas. Agora, se você escolher o cultivo com as plantas crescendo rasteiras (no chão), o espaçamento pode ser de 1,5 a 2 metros aproximadamente entre as linhas e de 70 cm a 1 m entre as plantas. Já quando se trata de uma produção de pepino destinado a conservas, o espaçamento pode ser entre 1 a 1,2m entre as linhas de cultivo e de 20 cm entre as plantas.



E ai, está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo pra você assistir assim que terminar a sua leitura, onde ensino na prática como cultivar Pepinos. Clique no link do YouTube abaixo e aproveite o conteúdo.



3. Cuidados durante o cultivo:


O pepineiro deve ser irrigado com a frequência necessária para que suas raízes nunca fiquem secas, porém sem que o solo fique totalmente encharcado fazendo com que suas raízes corram o risco de apodrecer.

A maioria das hortaliças fruto necessitam da intervenção de abelhas para a polinização e consequente formação dos seus frutos. Porém poucas delas são partenocárpicas, ou seja, apresentam a formação do fruto mesmo sem ter ocorrido a polinização. Estas hortaliças geralmente acabam produzindo apenas flores femininas, mas ocasionalmente podem produzir algumas flores masculinas.



4. Momento de Colher:


A colheita de pepino se inicia entre 30 e 70 dias após a semeadura. Como sempre, dependendo do tipo de solo e clima da sua região e também do tipo cultivado ou da finalidade (pepinos de conserva são colhidos ainda pequenos). Uma boa dica é colher sempre antes da casca do pepino começar a ficar meio amarelada.


Essa descrição de colheita pode ser reconhecida como um padrão da maioria das hortaliças, sempre deve ser feita quando estes estão bem desenvolvidos, mas antes que comecem a amadurecer. O pepino destinado a conservas é colhido ainda jovem, quando tem de 4 a 10cm de comprimento.



Tenho certeza que com essas dicas você conseguirá cultivar a quantidade de pepinos que quiser totalmente orgânicos e super saborosos. Agora deixe aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!



Quer aprender mais sobre como cultivar hortaliças em casa? Como ter uma vida mais saudável? Ou aprender a ganhar até um salário plantando no quintal da sua casa ou na varanda do seu apartamento? Então é só você acessar os links abaixo para ter acesso a todas essas informações.


Alimentos que Fortalecem o Sistema Imunológico Contra o Coronavírus


Aprenda Como Ganhar um Salário Apenas Plantando em Casa


Como Fazer uma Horta Gigante Começando do ZERO!






Beijinhos verdes com muita natureza pra você.

Até a próxima!


© 2020, Todos os direitos reservados.