• Verde em Casa

Como Cultivar Agrião da Terra em Apenas 4 passos

O agrião é uma das culturas de mais fácil cultivo, com sabor característico amargo, combina muito com outras folhas verdes em saladas. Além de tudo é rico vitaminas A, B1, B3, C, K, cálcio, ferro e potássio e atualmente vem fazendo muito sucesso nas hortas de vários lares. Com este artigo você irá obter as dicas mais infalíveis de como plantar, cultivar e colher esta delícia.

O agrião da terra é uma planta originária do continente europeu e asiático, cientificamente conhecida como Barbarea Verna. Popularmente o agrião da terra recebe diversos outros nomes como, por exemplo, agrião dos jardins, agrião de horta, agrião rinchão, erva de santa bárbara, entre outros. Os nomes variam de acordo com a região onde foi cultivado.


Essa hortaliça se desenvolve melhor em climas mais amenos, com temperaturas em torno de 15° a 23°C. Em temperaturas extremas a planta tem seu desenvolvimento prejudicado, florescendo precocemente. Além disso, quando cultivados em temperaturas elevadas, suas folhas tendem a ficar mais amargas.



Confira abaixo todas as dicas mais infalíveis sobre como cultivar agrião da terra!




1. Preparando o local para o plantio:


Essa planta se desenvolve melhor em solos bem drenados, rico em nutrientes e matéria orgânica, e com o pH entre 6 e 6,8. Para que a sua planta se desenvolva melhor, o ideal é que você prepare um bom substrato antes de fazer o plantio, para isso siga as dicas abaixo de como preparar:

  • Coloque 4 partes de terra vegetal;

  • 1 de húmus de minhoca;

  • 1 de esterco de aves ou gado (para adubar);

  • 1/2 parte de areia grossa de construção (responsável pela drenagem do solo);

  • 1/2 parte de farinha de osso (fertilizante orgânico que contém cálcio e fósforo).


Também necessita de um ambiente com alta luminosidade, com no mínimo 5 horas diárias de sol direto. Durante o outono e inverno pode ser cultivada em pleno sol o dia inteiro, já no verão pode ser melhor prover sombra parcial durante as horas de calor intenso.



2. Passos importantes na hora de plantar:


A germinação geralmente ocorre em torno de uma semana após a semeadura, dependendo das condições climáticas e do plantio. Semeie as sementes diretamente em local definitivo, superficialmente ou a uma profundidade não superior a 0,5 cm no solo.


Quando as plantinhas atingem cerca de 10 cm de altura, você pode fazer o desbaste do excesso das mudas, para que seja atingido um espaçamento adequado. Se for conveniente, as sementes também podem ser semeadas em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas assim que estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas.



Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar agrião da terra. Clique abaixo no vídeo do YouTube para assistir ao tutorial. Assim você vai saber a como cultivar na prática esta hortaliça.



3. Cuidados durante o cultivo:


Irrigue com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido, especialmente em condições de climas mais secos. Regue pelo menos de 4 a 7 vezes por semana, sempre lembrando que o solo deve se manter úmido e nunca encharcado, pois o solo encharcado pode prejudicar no desenvolvimento da sua planta.



4. Colheita:


Tem uma colheita muito diferente das outras plantas, não é necessário esperar a planta crescer totalmente para colher, você já pode começar a cortar os brotinhos quando estiverem com 3 a 4 cm. A colheita da planta adulta ocorre em torno de 60 a 80 dias, levando em conta o clima da sua região e as condições de plantio.


A colheita da rúcula pode ser feita a partir de 20 a 65 dias, arrancando toda a planta ou colhendo apenas as folhas bem desenvolvidas, de forma que a colheita pode se estender por semanas. Em qualquer caso, a colheita deve ser feita antes que a planta comece a florescer, pois neste estágio as folhas geralmente se tornam mais amargas.




Espero que você tenha aproveitado essas dicas para potencializar o cultivo dessa hortaliça na sua horta.


Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!





Beijinhos verdes com muita natureza pra você.

Até a próxima!

© 2020, Todos os direitos reservados.