Como Fazer uma Horta Gigante Começando do ZERO!

Atualizado: Set 10

Não é atoa que as buscas por “como cultivar uma horta em casa” cresceram mais de 450% nas últimas semanas. Durante a pandemia muitas pessoas buscaram nas plantas alívio para suas frustrações e um modo de reduzir expressivamente seus custos diários no supermercado.



Quando se fala em saúde não podemos deixar de pensar em uma alimentação balanceada e os vegetais são os protagonistas desse cenário. Com o cultivo caseiro, além de nos incentivarmos a comer mais os alimentos que contribuem para uma alimentação saudável, também garantimos hortaliças completamente livres de agrotóxicos.


“Hortas caseiras podem te inspirar a conhecer a origem dos alimentos e fazer melhores escolhas do que você coloca no seu prato”, diz Dr. Helen Delichatsios, médica interna na Harvard-Affiliated Massachusetts General Hospital. “Quando você planta sua própria comida você dá mais valor a ela pois sabe do esforço e dedicação necessário para ter aquele alimento na sua mesa”.

Plantar seus próprios alimentos tem inúmeros benefícios para sua saúde:

  1. Te ajuda a comer frutas e vegetais mais frescos;

  2. Você decide que tipo de fertilizantes e pesticidas entram em contato com seus alimentos;

  3. Você controla quando irá produzir cada alimento. Vegetais que estão prontos para a colheita na sua horta tem mais nutrientes do que alguns comprados no supermercado pois muitos destes precisam ser colhidos com antecedência e armazenados.


Plantar o que você come é possível para todos mesmo que você não saiba nada sobre cultivo. Abaixo eu vou colocar uma lista para te ajudar a começar do zero hoje mesmo.


Decida o que vai plantar!


O primeiro passo de tudo isso é decidir o que vai plantar. Pense nos vegetais que mais consome durante a semana. Pode ser que você adore a alface que você compra no supermercado mas sabia que você pode produzir ela em vasos na sua casa? Faça uma lista dos seus vegetais favoritos e depois busque mais informações sobre o cultivo de cada um.



Vou colocar aqui abaixo uma lista com as informações básicas que você precisa saber sobre cada vegetal e eu também preparei um E-book GRATUITO, bem completinho e com todo carinho para você começar, é só clicar na imagem.


Primeiramente você precisa saber as seguintes informações sobre cada item que deseja produzir:


Esse alimento prefere um solo ácido, neutro ou alcalino?


Esses conceitos são bem simples mas muitas pessoas deixam isso passar desapercebido e tendem a colher menos ou até mesmo perder suas hortas. O tomate por exemplo ama um solo naturalmente ácido e se você plantá-lo em um solo sem acidez muito provavelmente você colherá poucos tomates ou pode, até mesmo, não colher nenhum. Mas calma aí a maioria dos vegetais costumam crescer em um solo mais ácido então, se estiver em dúvida, tente um solo mais ácido.


Que tipos de cuidado esses alimentos precisam?


Alguns vegetais requerem uma grande quantidade de cuidados, manutenção, mais água e maior quantidade de sol, enquanto outros só precisam ser regados de vez em quando e tudo bem. Você deve considerar quanto tempo tem disponível e quanto trabalho quer ter para o cultivo de um alimento específico e deixe que isso determine em quais desses alimentos você irá investir seu tempo e cuidado.


De quanto espaço você precisa?


Alguns alimentos precisam de um espaço exorbitante para para crescer, enquanto outros precisam de um pequeno espaço na sua casa ou apartamento. Alimentos como melancia, milho e aipim precisam de muito espaço. Já alface, rúcula e cenouras precisam somente de um pequeno canteiro ou de vasos então analise quanto espaço você tem para produzir e bora colocar as mãos na terra!


Prepare o seu espaço.


Agora o próximo passo é montar seu espaço de cultivo. Encontre o lugar perfeito, iluminado com luz solar direta. Compre vasos ou prepare o jardim ou use garrafas, pneus, caixotes, baldes, o que estiver a seu alcance. Plante suas sementes ou mudas que selecionou para seu cultivo e veja seus vegetais crescerem.

Pestes podem aparecer.


Se você gosta de algum tipo de vegetal, talvez pequenos insetos também gostem. Para ter sucesso na sua plantação você precisa pesquisar que tipo de pestes gostam dos alimentos que planeja cultivar e claro, precisa saber como lidar com eles. Muitas vezes um spray caseiro resolve mas como já disse antes preparação e planejamento vão garantir seu sucesso ou fracasso. Uma curiosidade: a grande maioria das pestes não gostam do cheiro das tagetes (popularmente conhecidas como flor de defunto). Por isso, pense em planta-las próximas do local escolhido para sua horta.

E o mais importante:


Cuide com carinho e amor da sua plantação :)

Por último mas não menos importante, cuide da sua horta e tenha paciência para esperar que os alimentos crescem. Cada vegetal tem um tempo diferente para crescer de forma saudável. Por isso fique atento para saber quando colher e também como você pode ajudar no processo de crescimento dos vegetais.


Agora que você sabe os primeiros passos para começar, dá uma olhadinha nos outros conteúdos que eu criei aqui no blog.

Se já estiver pronta para entrar de cabeça e trazer a roça para dentro da sua casa baixe o e-book Tudo o que se pode plantar no mês de agosto e participe da comunidade dos plantadores de quarentena e veja como eles estão fazendo para deixarem as suas vidas mais verdes em meio a esse caos.


Eaí, como as plantinhas estão crescendo na sua casa? Me conta aqui nos comentários. Quero saber mais sobre suas você.


Beijinhos verdes,

Cris Olkoski!

28 visualizações

© 2020, Todos os direitos reservados.