Conheça Plantas que Podem Curar seu Corpo e sua Alma

Atualizado: Set 10

Você sabia que as plantas gritam? Que elas choram? Quem tem emoções e que emanam uma energia singular capaz de transformar a atmosfera de qualquer ambiente? Pois é, posicionadas da forma correta e harmoniosa umas com as outras potencializando seu poder energético você pode criar um ambiente blindado e poderoso na sua casa ou apartamento. E NÃO,  isso  não é historinha fiada não. Isso é pura ciência. Quer saber como?


Você sabe que um vaso de plantas traz à sua casa mais beleza, harmonia e cor. Mas, além de efeitos estéticos, as plantas também promovem bem-estar, e podem ser usadas até como artifício terapêutico. Isso mesmo! (No canal do Youtube do verde em casa eu postei um vídeo sobre como eu consegui curar a minha ansiedade crônica com o plantio. Vai lá e dá uma olhada, talvez você se identifique). Pesquisas revelam que cuidar de plantas é algo extremamente saudável, melhora seu humor e te ajuda a evitar a depressão.


Olhar com mais carinho para as plantas, como se elas tivessem uma vida mais significante do que uma mera planta, criar um jardim na sua casa, deixar as flores te escolherem, ter um relacionamento afetivo com as verdinhas, respirar o aroma das plantas a sua volta, conectar-se com a natureza, meditar. São essas algumas atitudes que proverão incontáveis benefícios a você e vão te ajudar no combate à ansiedade, nervosismo e diversos outros sentimentos que vieram a tona com todo esse caos de pandemia.


Os benefícios para a saúde em cultivar plantas e ter uma horta em sua casa são muitos, como melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental, melhora da qualidade dos alimentos ingeridos, diminuição da ingestão de agrotóxicos e dezenas de outros benefícios. 


Existem estudos que afirmam que as plantas têm o poder de reduzir os níveis de ansiedade e ainda seus cheiros podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia. Podem prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça e absorção de gases tóxicos do ambiente, melhorando consideravelmente a qualidade do oxigênio que circula na sua casa ou apartamento. 


Para cultivo dentro de casa com todos esses objetivos que citamos acima, nós indicamos algumas plantas famosas, fáceis de encontrar e muito viáveis na relação custo benefício. São elas: antúrio, lírio da paz, lavanda, bromélia guzmania e begônia. Essas plantinhas não precisam pegar uma quantidade grande de sol não, nem mesmo o sol direto nelas, basta estarem em um ambiente um pouco arejado e com luminosidade durante o dia.

Já para cuidar em espaços com bastante contato com o sol, a dica é optar pela mini margaridinha, ixória, cana do brejo, jasmim manga, heliconia rostrata ou bougainville. Com certeza com essas belezinhas você estará bem servida(o), e verá nitidamente a melhora do seu ambiente e a sua é claro.


Para que as suas novas amigas tenham uma vida mais longa dentro de casa e não morram na primeira semana, a principal dica é cuidar com a quantidade de água. 

Você sabia que nem todas as plantas precisam ser molhadas todos os dias? Pois é, muitos se decepcionam quando compram uma nova plantinha, levam pra casa, e uma semana depois ela já está morta. Para que isso não aconteça mais, a dica primordial é nunca molhar as flores das plantas porque apodrecem com mais facilidade e sempre quando for molhar, toque seu dedo na terra, veja se ela está úmida, se estiver espere ela estar bem seca, e então volte a molhar, molhe e deixe escorrer sem o pratinho para evitar que fique água acumulada nele. Porque se você deixar a água no prato, a planta continua bebendo água constantemente e isso pode acabar afogando a sua amiga. 


Quando falamos de cultivo dentro de casa, muitas pessoas pensam apenas em plantinhas, mas gente, não se enganem. Você pode sim cultivar uma horta em sua casa ou apartamento, com pouquíssimo espaço. Nesse momento onde muitas pessoas estão descobrindo nas plantas uma paixão que não sabiam que tinham, estão olhando para possibilidade de cultivar seus próprios alimentos livres de quaisquer agrotóxicos na varanda do seu apartamento ou no pequeno quintal da sua casa. Pense no prazer de poder colher os seu próprios tomates, alfaces, temperos, berinjelas, pepinos, cenouras, beterrabas, enfim, praticamente tudo o que você consome na sua mesa, é possível se plantar em vasos. Além do prazer de cultivar seus alimentos, você ainda recebe de quebra uma baita economia no seu orçamento.



Se você for se aventurar nesse mundo do cultivo, é muito importante fazer a regar na hora certa. Os horários indicados são na parte da manhã, entre 8h e 9h; e na parte da tarde, entre 17h e 18h.


Observe sempre as suas plantinhas ou hortaliças, construa um relacionamento carinhoso com elas, de carinho e amor, pois com certeza a natureza irá lhe retribuir em dobro.


© 2020, Todos os direitos reservados.