• Verde em Casa

Dicas infalíveis de como Cultivar Brócolis na Horta de sua Casa.

Se você seguir essas dicas nunca mais precisará comprar brócolis cheio de agrotóxico no supermercado.


O que você vai aprender com esse artigo:

1- Principais dicas de quando plantar;

2- Plantando a partir das sementes;

3- Preparar o local para o plantio das mudas; 4- Solo ideal para o cultivo;

5- Principais cuidados que devemos ter durante o cultivo;

6- Momento ideal para colheita;


O brócolis é um vegetal da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, assim como a couve-flor, o repolho, couve-nabo, couve-de-bruxelas, entre outras.

As folhas, flores e os pedúnculos florais do brócolis são comestíveis. O cruzamento dos brócolis com o kai lan asiático gera o brocollini, que possui talos comestíveis.

Originários da Europa, também são utilizados na medicina graças ao seu elevado teor de cálcio que é (dependendo da variedade e da forma de preparo) em média 47 mg para cada 100g de flores e 51 mg a cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose contida no leite. Por isso, este vegetal é um excelente formador e construtor dos ossos e dentes.

O impulso que a cultura dos brócolis teve nos últimos anos demonstra que existe um grande potencial de mercado para essa hortaliça. Pra você ter uma ideia do tamanho do avanço que teve, foram feitas algumas estimativas recentes pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) e por empresas privadas que são especializadas na produção de sementes de brócolis, indicando que a cultura do brócolis no Brasil movimenta, anualmente, em torno de R$ 1,2 bilhão no mercado varejista, com uma produção de aproximadamente 290 mil toneladas, e com crescimento médio de mercado entre 4,0 e 5% ao ano.


Além de tudo, o brócolis tem estado cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, esse vegetal é rico em nutrientes e vitaminas A, K, C, B1, B2 e B6, além de cálcio, potássio, magnésio, ferro e zinco. O seu consumo só traz benefícios para o nosso organismo, como por exemplo, redução do nível de colesterol a redução da pressão arterial. Também é anti-inflamatório e combate o envelhecimento precoce, e ainda seu consumo pode prevenir a osteoporose, gastrite, artrite e diabetes.




Confira as dicas infalíveis e práticas de como cultivar brócolis na sua horta!


1.Saiba quando plantar:


Brócolis é uma cultura adepta à estações mais frias, portanto, o ideal para garantir um desenvolvimento mais saudável, seguro e com maior crescimento é ser cultivado no início da primavera ou mais pro final do verão. As altas temperaturas do meio do verão podem impedir o seu crescimento, por isso, dificilmente crescem onde a temperatura média fique acima dos 23°C. A temperatura ideal para a sua plantinha ter um bom desenvolvimento é de 6°C a 23°C.

Pra você ter uma ideia, as sementes de brócolis são capazes de germinar em temperaturas de solo tão baixas, suportando até 4°C, mas um solo mais quente é o seu preferido e o ideal para acelerar ainda mais o seu processo de desenvolvimento.


2.Aqui vão algumas super dicas de como cultivar:

  • O cultivo do brócolis pode ser iniciado dentro de sua casa, ou ao ar livre algumas semanas antes da última data de geada da primavera;

  • Como falei, comece semeando suas sementes dentro de casa, de 6 a 8 semanas antes da última data de geada;

  • Em um espaço aberto, semeie de 2 a 3 semanas antes da última data de geada ou assim que o solo estiver pronto para ser trabalhado.

  • Para o melhor desenvolvimento do cultivo de seu brócolis no outono, semeie ao ar livre 85 a 100 dias antes da primeira geada do outono, quando o solo e a temperatura do ambiente estiverem mais altos. Ou comece a semear suas sementes no final de maio.

Para acompanhar a rotina e cuidados que tenho com minha horta e estar por dentro de todas as dicas que compartilho, me segue nas minhas redes sociais:


Instagram:@verdeemcasa.oficial Youtube: Verde em Casa




3.Preparando o local para o plantio:


  • Devido a essas hortaliças necessitarem de alta luminosidade, o ideal é que o local onde for fazer o cultivo do seu brócolis tenha exposição total ao sol, de preferencia 6 a 8 horas por dia. A falta de luz solar pode produzir plantas finas com pernas longas e cabeças abaixo da média.

  • O solo precisa estar ligeiramente ácido e rico em nutrientes e matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. A camada de solo deve ser bem drenada e estar sempre úmida, pois essa hortaliça não suporta a falta de umidade no solo. Mas cuidado com o excesso de água, pois pode prejudicar a sua plantinha.

  • Também para garantir um melhor desenvolvimento da planta, é necessário fazer uma adubação regular.

  • Uma dica muito boa para aumentar a fertilidade antes do cultivo, logo no início da primavera, é aplicar 5 a 10 cm de composto rico em boro ou uma fina camada de esterco de aves ou gado.


4.Como plantar na prática: - solo -


  • Se começar o cultivo ao ar livre, semeie as sementes com 1cm de profundidade e 7 a 9cm de distância entre as sementes. Quando as mudas atingirem uma altura de 7 a 12cm, faça o desbastamento de modo que as plantas fiquem com uma distância de 30 a 50 cm entre uma e outra.

  • Se você optar por começar a plantar dentro de sua casa, plante mudas com 4 a 6 semanas de idade (4 ou 5 folhas) ao ar livre, com 30 a 50cm de distância, fazendo buracos um pouco mais profundos do que a profundidade do recipiente.


5.Principais cuidados que devemos ter:


  • As plantas prosperam melhor ao ar livre em condições de 18° a 21°C;

  • Fertilize os brócolis três semanas após o transplante das mudas para o jardim;

  • Use um fertilizante com baixo teor de nitrogênio;

  • Dilua quando as plantas atingirem 5 a 7 cm de altura;

  • Mantenha a umidade consistente do solo com irrigação regular, especialmente em condições de clima mais seco. Regue pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, sempre lembrando que o solo deve se manter úmido e não encharcado;

  • Nunca molhe as cabeças dos brócolis em desenvolvimento durante a rega, pois isso pode estimular o apodrecimento da hortaliça;

  • Como as raízes são muito rasas, procure não perturbar as plantas. Sufoque as ervas daninhas com cobertura morta (material colocado sobre a superfície do solo para manter a umidade e melhorar as suas condições). A cobertura morta ajuda a manter a temperatura do solo mais baixa;

  • Caso as folhinhas do brócolis começarem a amarelar, você pode adicionar farinha de sangue para plantas como fertilizante. Ele traz várias vantagens ao plantio, como contribuir com a redução do pH do solo, deixando-o mais ácido e aumentar o conteúdo nitroso do solo.

6.Enfim chegou a hora da colheita:



  • O ideal é fazer a colheita dos brócolis pela manhã, quando os botões da cabeça estiverem firmes e fechados, pouco antes de as cabeças florescerem.

  • Se as pétalas começarem a ficar amareladas, colha imediatamente, pois a qualidade diminuirá rapidamente.

  • Corte as cabeças da planta, tirando pelo menos 15 centímetros do caule. Faça um corte inclinado no caule para permitir que a água escoe. (A água pode acumular e apodrecer no centro de um talo de corte plano).

  • A maioria das variedades possuem rebentos laterais que continuarão a se desenvolver após a colheita da cabeça principal. Você pode colher de uma planta por várias semanas, em alguns casos, da primavera ao outono, se o verão não for muito quente.




Quer aprender mais sobre como cultivar, saber se suas plantas estão saudáveis e descobrir quais alimentos te ajudam a fortalecer seu sistema imunológico contra o coronavírus, é só acessar os links abaixo para ter acesso a todas essas informações.


Alimentos que fortalecem o sistema imunológico contra o coronavírus.

As plantas gritam quando estão estressadas.

Dicas poderosas para cultivar berinjelas na sua casa.



Beijinhos verdes com muita natureza pra você. Até a próxima.


41 visualizações

© 2020, Todos os direitos reservados.