• Verde em Casa

Dicas para Cultivar Berinjelas Super Saborosas em Sua Casa

Atualizado: Set 12

Você não precisa plantar apenas temperinhos e alface na sua horta. Alem de ser uma hortaliça fruto fácil de cultivar, deixará sua sua pequena ou grande horta ainda mais colorida. Sem cntar dos pratos maravilhosos ricos em vitaminas e minerais e sem nenhuma gota de agrotóxicos que ela produzirá na sua mesa.

A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia. De acordo com alguns historiadores, seu cultivo teve início há cerca de quatro mil anos, como planta ornamental.

Chegou à Europa no século XIII, através dos árabes da Península Ibérica.

E hoje é considerada uma hortaliça totalmente conhecida no mundo todo e principalmente muito consumida na américa do sul. O consumo de berinjela no Brasil é gigante atualmente.

A produção total de berinjela no mundo ultrapassou os 54 milhões de toneladas no ano de 2018. No Brasil, 71,2 mil toneladas de berinjela são produzidas em mais de 11 mil estabelecimentos agropecuários espalhados pelo país.

Existe uma grande variedade de berinjelas, que se diferencia pelas cores. As mais comuns são roxo escuro ou vermelho. O fruto tem polpa macia e flexível e uma película lisa e lustrosa que o envolve.


No meio gastronômico existe um prato feito com berinjelas chamado mussaca ou mussacá, também conhecido como moussaka ou mousaka, é uma especialidade gastronômica do Oriente Médio, típico das culinárias grega e turca, entre outras, sendo, na versão árabe, um cozido de grão de bico com berinjelas, muito comum na culinária vegana.

Na culinária brasileira, a Berinjela pode ser encontrada assada, ensopada, recheada e cozida, grelhada, frita à milanesa (minha preferida), em conserva, como antepasto e suco. Como uso medicinal, ela ajuda no emagrecimento, é diurética e reduz gordura no fígado. O suco deste legume combate o colesterol e a hipertensão.


Confira as dicas e saiba como cultivar berinjelas em sua horta!


1.Dica de onde cultivar:



As sementes de berinjela começam a germinar em cerca de 7 a 14 dias. Você pode cultivar as suas berinjelas em vasos ou canteiros e se optar por utilizar vasos, escolha um com aproximadamente 40cm de profundidade.


Faça primeiro as mudas em sementeiras ou potinhos, fazendo um buraco de 0,5cm na terra e quando atingirem 8 a 10cm de altura, transplante para o vaso ou canteiro. Faça um buraco de 0,5cm na terra e coloque três sementes. E se quiser vários pezinhos de berinjela em sua casa, ou até mesmo fazer uma horta com diferentes variedades, deixe o espaço de 50cm de distância entre cada buraco.




2.Cuidados para garantir bons frutos:


Por ser tropical, ela necessita de uma boa quantidade de sol, em torno de 5 horas diárias de sol direto, garantem um bom crescimento da sua plantinha.

Além disso, é uma planta que precisa de umidade constante, o solo nunca deve ficar totalmente seco.


Por outro lado o excesso de água, principalmente durante a floração prejudica a produção dos frutos. Uma dica é evitar deixá-la exposta em épocas de muita chuva e deixar a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.

Em regiões de clima quente, a época de plantio dura o ano todo.



3. Dicas na hora de adubar:


Como a berinjela é uma planta que produz flor antes de produzir fruto, alguns cuidados a mais se fazem necessários. Para que dê início à frutificação e as flores se formem, a planta vai precisar de mais Fósforo. Por isso é ideal utilizar adubos ricos em Fósforo quando as flores começarem a se formar, como por exemplo: cinzas de carvão, farinha de osso ou Fertigarden Flores (super utilizada na minha horta). O adubo deve ser aplicado nas folhas ou no solo, mas nunca jamais nas flores.



4. Como ajudar no desenvolvimento da sua planta:



No momento em que você perceber que as suas berinjelas estão começando a aparecer, busque utilizar um tutor, ou seja, uma estaca. Pode ser uma taquarinha, um pedacinho de madeira ou o que você tiver a disposição para garantir que elas aguentem o peso dos próprios frutos. Assim você garante um desenvolvimento saudável, seguro, mais crescimento e também evita que elas fiquem em contato direto com o solo, o que deve ser evitado pois pode prejudicar os frutos. Desta forma suas hortaliças crescerão completamente saudáveis.



5. Como fazer a Polinização manual


Cultivar berinjelas em espaços abertos ajuda na polinização natural feita pelas abelhas, o que garante o bom crescimento dos seus frutos.


Se as flores se formaram mas as suas berinjelas ainda não apareceram, uma das causas pode ser a falta de polinização! Para resolver e garantir que seus frutos cresçam, você pode balançar as flores para que o pólen se solte e, com o vento, ou a sua ajuda particular, ela se polinize.


6. Enfim chegou a colheita:


Então chegou a hora mais esperada por todos, a colheita.

Esse processo demora em média 100 dias, mas variedades como a Morella são bem rapidinhas, e você colhe os frutos em cerca de três meses. Isso tudo dependendo do seu clima e qualidade de solo, obviamente.

A hora de colher é determinada quando os frutos estiverem bem desenvolvidos, lustrosos e lisos, com aquele brilho que dá água na boca.



Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!

Beijinhos verdes e muita natureza pra você.

32 visualizações

© 2020, Todos os direitos reservados.