• Verde em Casa

Dicas Super Fáceis e Infalíveis para Cultivar Couve-Folha

Você gostaria de ter couves folhas em sua horta, livres de agrotóxicos, e o melhor de tudo, produzidas por você mesmo? Se você seguir essas dicas saberá tudo sobre como cultivá-las.



A couve é uma hortaliça rica em vitaminas A, complexo B e C, e minerais como o cálcio, ferro e fósforo. Ela é excelente no combate de problemas digestivos, menstruação dolorosa, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), enfermidades do fígado, bronquite, cálculos renais, além de auxiliar no tratamento de úlceras estomacais.


A couve é uma cultura de clima frio, porém se adapta muito bem a temperaturas acima de 25°C. O ideal em regiões muito quentes é que seja cultivada durante outono e inverno, mas pode ser cultivada no início da primavera ou no final do verão.

O calor em excesso pode prejudicar o desenvolvimento das folhas e alterar o seu sabor, deixando-a mais amarga.


Na primavera, a couve pode ser cultivada a partir das suas sementes e as plantas mais novas podem ser plantadas entre três e cinco semanas antes da última geada prevista. Também é uma hortaliça muito versátil no jardim, em canteiros tradicionais ou canteiros elevados e em recipientes.


Confira abaixo todas as dicas para cultivar couves folhas mais saborosas e nutritivas.



1. Preparando o local para o cultivo:


O cultivo deve ser realizado em condições de alta luminosidade, com sol direto. Nas estações mais quentes, para garantir um desenvolvimento saudável da planta, se faz necessário cultivá-las em meia sombra.


O solo deve reter bem a umidade mas deve ser bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio e rico em matéria orgânica. O ideal do pH do solo é estar entre 6 e 7.

Para preparar o substrato, você pode utilizar 4 partes de terra vegetal, para 1 de areia grossa de construção (que faz a drenagem do solo), 1 de húmus de minhoca, 1 de esterco de aves ou gado (para adubar), e meia parte de farinha de osso (fertilizante orgânico que contém cálcio e fósforo, e evita a acidez do solo). Ou você pode utilizar casca de ovo triturada para potencializar ainda mais a produção dessa hortaliça.


Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar couve folha. Clique abaixo no vídeo do YouTube para assistir ao tutorial. Assim você vai conseguir acompanhar na prática a como cultivá-los.




2. Como cultivar:


Em regiões de climas mais frios, cultive suas couves no início da primavera para obter colheita do verão até o início do outono. Em regiões de temperaturas mais extremas, cultive suas couves no final do verão para colher no fim do outono ou inverno. Em regiões de climas mais amenos, você pode fazer a semeadura no outono par

a ter colheita de inverno.


A germinação ocorre normalmente dentro de uma ou duas semanas, dependendo das condições de clima e cultivo.


Semeie as sementes fazendo buracos com aproximadamente 1 cm de profundidade. Você pode semeá-las diretamente em um vaso ou recipiente, com no mínimo 25 cm de diâmetro e altura ou em canteiros. Caso queira fazer as mudas em sementeiras, faça o transplante delas quando atingirem a altura de 10 a 15cm. Uma observação importante, é que as couves podem chegar até 1,5 metros de altura, então é sempre importante observar se o espaço ainda está adequado durante o seu desenvolvimento.


3. Cuidados durante o cultivo:


Mantenha a umidade constante do solo com irrigação regular, especialmente em condições de climas mais secos. Regue pelo menos de 4 a 6 vezes por semana, sempre lembrando que o solo deve se manter úmido e nunca encharcado. O solo encharcado pode lhe causar doenças.


Para que a planta possa se desenvolver bem, precisa pegar no mínimo 4 horas de sol direto diariamente. Hortaliças de folhas escuras tem essa peculiaridade, sempre precisam pegar no mínimo essa quantidade de sol para se desenvolverem bem sem nenhum problema de crescimento.


4. Enfim chegou a hora de colher:


A couve deve ficar totalmente pronta para a colheita de 70 a 80 dias, após a semeadura, dependendo das condições de clima e plantio. Quando a planta estiver com 20 a 25 centímetros de altura, comece cortando individualmente apenas as folhas externas para o consumo na hora. Se você optar por colher a planta inteira, corte 5 cm acima do solo e a planta gerará novas folhas em 1 a 2 semanas. Colha a couve antes que fique velha e endurecida para manter o seu excelente sabor.

A colheita leva um longo período, pois as folhas novas continuam a crescer enquanto as mais antigas são consumidas.



Tenho absoluta certeza que com essas dicas super detalhadas você não só conseguirá cultivar couves folhas, mas não correrá o risco de perder nenhuma plantinha se seguir essas dicas.


Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!



Beijinhos verdes com muito amor pra você.

Até a próxima.


© 2020, Todos os direitos reservados.