• Verde em Casa

Incríveis Dicas para Cultivar Cenouras a Qualquer Época do Ano em Apenas 6 etapas

Se você seguir essas dicas terá as cenouras mais saborosas, nutritivas, crocantes e livre de agrotóxicos e o melhor de tudo, produzidas por você mesmo.


Qualquer que seja o tipo de semente de cenoura que você semeia, é absurdamente fácil aprender a cultivá-las a partir das sementes. Cenouras são bienais, portanto, utilizam suas folhas nos primeiros meses para reunir energia do sol e construir uma raiz grande e cheia de amido. Quando o clima esfria, (isso depende da região de cultivo e do clima), as cenouras transformam muitos de seus amidos em açúcares, de modo que as raízes acabam ficando ainda mais doces no inverno.


Todas as cenouras podem ser colhidas imaturas como raízes infantis, que tendem a ser crocantes, mas ao mesmo tempo macias, e bem docinhas. E claro, também podem ser deixados atingir seu tamanho, formato e cor por completo. Todas as cenouras são ricas em betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante que metabolizamos como vitamina A quando o ingerimos. A vitamina A é muito conhecida pelos benefícios que são proporcionados a visão. Dentre os inúmeros benefícios da vitamina A estão a manutenção da saúde ocular, óssea e nervosa, o aumento da imunidade e o efeito antioxidante, e além disso, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. As cenouras também são ricas em vitaminas C, B6 e niacina.

Devido a sua natureza relativamente vertical, as cenouras são úteis na economia de espaço em uma área de cultivo muito menor que outras hortaliças, por exemplo.


O principal truque na hora de fazer a semeadura, é semeá-las superficialmente e então manter a umidade na camada superior do solo até que germinem. Como elas podem levar até duas semanas para germinar, isso pode ser desafiador, especialmente em climas mais quentes, pois a superfície do solo está quase sempre seca. A maneira de amenizar isso é regar profundamente antes do plantio, depois disso, fazer a rega regularmente para manter o solo sempre úmido.


Ah, e muito cuidado extra com sua cama de cenoura para garantir que o solo esteja soltinho e completamente livre de pedras ou outros detritos que possam haver. Isso fará com que o plantio a partir de sementes seja ainda mais produtivo, pois as sementes terão menos obstáculos para germinarem e assim a probabilidade de germinação fica ainda maior. Para garantir que as suas cenouras fiquem completamente bonitas e saudáveis, é muito fácil, basta dedicar um tempinho extra para produzir um bom lar para elas.


Confira abaixo todas as dicas mais eficazes e infalíveis para cultivar as cenouras mais saborosas possíveis!


1.Prepare o canteiro de plantio:


Antes de tudo você deve se certificar de que o solo esteja bem adubado com grande quantidade de matéria orgânica e com uma boa drenagem para o melhor desenvolvimento das raízes. O ideal também é que o solo seja solto e fofinho para cultivar as suas cenouras. Se o solo estiver argiloso dificulta o desenvolvimento da planta, então, uma dica muito legal se ele estiver assim é você adicionar composto orgânico e areia de construção ao canteiro ou vaso, e misturar com um garfo de jardim. O ideal é um pH próximo ao neutro, que significa entre 6 e 7,5.


Prepare o local onde será feito o plantio, virando o solo a uma profundidade de pelo menos 30cm. Certifique-se de limpar o solo retirando todas as pedrinhas pois podem fazer com que as raízes da cenoura se forquem (dobrem) ou cresçam malformadas.

Antes de plantar as suas cenouras, você pode polvilhar farinha de osso na cama, mas não coloque esterco, pois ele é rico em nitrogênio e isso fará com que as cenouras tenham raízes cabeludas. Já a farinha de ossos é rica em fósforo que estimula o crescimento das raízes.

Para semear as sementes, regue bem a cama e deixe-a descansar um ou dois dias antes de semear, pois o solo deve estar uniformemente úmido para germinação e crescimento mais rápidos.


2.Semear as sementes:


As sementes de cenoura são minúsculas, então é fácil demais semear em excesso no canteiro ou recipiente. Uma dica para isso não acontecer é misturar as sementes de cenoura com areia na palma da mão, com isso ficará mais fácil para polvilhar as sementes na cama e você saberá exatamente onde a semente foi plantada. Outra alternativa é usar sementes de cenoura peletizadas, pois são fáceis de segurar e semear uma a uma ou fita de sementes (fita de papel fina na qual as sementes de cenoura são uniformemente espalhadas). As sementes peletizadas e fita de sementes irão evitar que você tenha que desbastar as mudas mais tarde.


O ideal para semear as sementes em canteiro, vaso ou jardineira é que sejam enterradas a cerca de 1cm de profundidade, de 5 a 7cm de distância umas das outras e em linhas afastadas de 10 cm. Use o cabo de uma enxada de jardim ou um ancinho para fazer uma trincheira rasa para semear em fileiras. Cubra as sementes levemente com 0,5cm de musgo de turfa ou solo para vasos. Use a palma da sua mão para pressionar suavemente a semente coberta pelo solo, isso garantirá que as sementes tenham um bom contato com o solo, o que é essencial para a germinação.

Para plantar em vasos, observe sempre a quantidade de sol e rega, mas o mais importante é que o recipiente tenha no mínimo 15cm de diâmetro. Se o diâmetro for muito pequeno a quantidade de plantas será muito menor. A melhor opção seria ter no mínimo 30 cm de diâmetro.



Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar cenouras. Clique abaixo no link do tutorial que está no youtube e aproveita para deixar aberto no seu navegador e assistir depois. Assim você vai conseguir acompanhar na prática a como cultivá-las.



3.Se você optou por semear as sementes ao ar livre, deve tomar os seguintes cuidados:


Cubra a cama (canteiro) com coberturas de fileiras flutuantes para proteger as sementes semeadas rasas, das gotas de chuva ou irrigação, pois podem descobrir e expor as sementes. Onde o tempo estiver quente e seco, use folhas secas para proteger o seu canteiro e evitar que suas sementes sequem. Certifique-se de observar o desenvolvimento de suas sementes pelo menos a cada um ou dois dias. Assim que as sementes germinarem, remova a camada de proteção.

Uma dica, caso você não queira correr o risco de suas sementes ficarem expostas ao tempo, é optar por fazer a semeadura das sementes em sementeiras dentro de sua casa. Quando a suas mudas atingirem 7cm de altura, faça o transplante para o vaso ou canteiro.

A germinação das sementes se dá entre 7 e 14 dias, variando sempre em questão do clima da sua região.

4. Solo úmido e livre de ervas daninhas:


É extremamente importante cuidar para sempre manter o solo úmido até que as sementes brotem, para isso, regue a cama (canteiro) uma ou duas vezes ao dia com borrifador para não correr o risco de expor as sementes, durante as primeiras semanas. Não deixe o solo secar, pois pode causar rachadura nas raízes da cenoura, o que acaba deixando-a imprópria para o consumo.

À medida em que as raízes começarem a crescer, regue profundamente as cenouras para um crescimento uniforme e contínuo (rega profunda significa manter o solo úmido logo abaixo da ponta mais profunda da raiz). Para saber a hora de regar, observe os topos verdes, se começarem a murchar, é hora de regar. A rega profunda faz com que as raízes da cenoura cresçam diretamente para baixo.

Elimine todas as ervas daninhas que venham a aparecer, pois elas competem com as cenouras pela umidade do solo e espaço de cultivo.


5. Ao desbastar as mudinhas, não as desperdice, consuma!



Faça o desbaste das mudas de cenouras deixando-as com 2,5cm de distância, para permitir o crescimento total das raízes. Reduza as cenouras levantando suavemente as mudas que estão muito espaçadas ou corte as pontas no nível do solo com uma tesoura de jardim antes que as raízes comecem a se desenvolver. Você pode comer os desbastes, também conhecidos como micro verdes ou microgreens, basta adicioná-los às suas saladas.

As cenouras estão prontas para a colheita quando estiverem grandes o suficiente para comer, você é o juiz. Você pode comer as cenouras infantis inteiras, adicionando às suas saladas. Para saber o momento da colheita, empurre a terra para longe do ombro das raízes da cenoura, se as raízes estiverem 1cm de diâmetro ou mais, significa que elas serão doces e saborosas o suficiente para comer.

6. Momento certo para colheita:

  • A hora certa para fazer a colheita é quando as folhas mais antigas começarem a amarelar ou em torno de 80 a 120 dias após a semeadura, mas pode variar dependendo do clima e forma de cultivar. Se você quiser, pode colhê-las antes desse tempo, basta estarem grandes o suficiente para serem consumidas;

  • As cenouras, por exemplo, já podem estar maduras e prontas para a colheita entre 50 e 80 dias após a semeadura, dependendo da variedade;

  • As mini cenouras ou cenouras baby, como quiser chamar, podem ser colhidas em um período de 30 a 40 dias;

  • Para verificar o tamanho e o sabor quando estiver pronto para a colheita, retire antes uma ou duas cenouras;

  • As cenouras da cultura mais comum, geralmente estão prontas para serem colhidas quando estiverem com 2 a 2,5cm de espessura.

  • Retire as cenouras suavemente com a mão onde a terra estiver mais solta. Onde o solo estiver pesado, solte-o primeiro com um garfo de jardinagem e levante as raízes com cuidado para que não quebrem. Puxe as cenouras somente quando o solo estiver úmido. Não perturbe as raízes das cenouras que permanecem no solo. Tenho certeza que com essas dicas super detalhadas, você não só conseguirá cultivar a quantidade de cenoura que você quiser, mas principalmente nunca mais precisará perder nenhuma plantinha seguindo essas dicas.


Quer aprender mais sobre como cultivar, saber quais os benefícios de educar as crianças através do plantio e aprender a fazer uma horta gigante começando do zero, é só acessar os links abaixo para ter acesso a todas essas informações.

- Dicas infalíveis de como cultivar brócolis na horta de sua casa;

- 7 Beneficios de educar as crianças através do plantio;

- Como fazer uma horta gigante começando do zero;

Beijinhos verdes com muita natureza pra você.

Até a próxima.

© 2020, Todos os direitos reservados.