Incríveis Dicas Para ter Cebolinhas Maiores em Apenas 4 passos

A cebolinha é um dos ingredientes mais populares da culinária, podendo ser utilizada em praticamente todos os tipos de pratos, seja em omeletes, legumes, sopas, molhos frescos, queijos, pescados, e até mesmo serve como decoração em alguns pratos. Com as dicas desse artigo você vai ter cebolinhas sempre frescas em sua casa sem a necessidade de ter que comprá-las.

As cebolinhas que fazem parte da mesma família da cebola, são plantas perenes muito resistentes ao clima frio, com isso, sabemos que a melhor época para iniciar o seu cultivo é no início da primavera. A faixa de temperatura ideal para o cultivo dessa erva fica entre 7° e 21°C, mas pode ser cultivada durante o ano inteiro.

Uma característica dessa planta são as suas folhas delgadas, ocas e redondas, semelhantes as gramas, com uma média de 15 a 30 centímetros de comprimento. Uma vez estabelecida, a cebolinha poderá continuar crescendo durante muitos anos, dependendo dos cuidados que receber durante o cultivo. Além de tudo, a cebolinha é uma das hortaliças de mais fácil cultivo, crescendo facilmente em vasos ou qualquer recipiente dentro de casa.



Confira a seguir todas as dicas mais infalíveis sobre o cultivo dessa hortaliça e terá as cebolinhas mais saborosas e com o melhor aroma possível!



1. Preparando o local para o plantio:


Para o cultivo de cebolinhas o solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Por ser uma planta mais rústica, a cebolinha se desenvolve melhor em quase todos os tipos de solo, exceto quando os solos estiverem muito ácidos e sujeitos a encharcamento.


Aprenda a preparar um substrato para que a sua planta se desenvolva melhor:

  • Coloque 4 partes de terra vegetal;

  • 1 de húmus de minhoca;

  • 1 de esterco de aves ou gado (para adubar);

  • 1 parte de areia grossa de construção (responsável pela drenagem do solo);

  • 1/2 parte de farinha de osso (fertilizante orgânico que contém cálcio e fósforo).



2. Como plantar:


A germinação suas sementes normalmente ocorre em 20 dias após a semeadura, dependendo das condições de clima e cultivo. O cultivo das cebolinhas pode ser feito dentro de sua casa, através de sementes ou a partir de mudas, se preferir.


  • Escolha um vaso ou recipiente com no mínimo 10 cm de profundidade;

  • Para fazer a semeadura coloque as sementes sobre o solo e cubra com uma camada fina de substrato leve, com aproximadamente 0,5 cm de altura;

  • Assim que as mudas surgirem, se necessário faça o desbaste, para permitir que se desenvolvam bem.


Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar cebolinhas. Clique abaixo no vídeo do YouTube para assistir ao tutorial. Assim você vai conseguir acompanhar na prática a como cultivá-la.




3. Cuidados durante o cultivo:


Assim como todas as outras hortaliças, o solo deve sempre ser mantido úmido com irrigação regular, mas nunca encharcado. Faça a rega pelo menos de 5 a 7 vezes por semana, sempre lembrando que o solo deve se manter úmido e não encharcado.


A cebolinha necessita de uma boa quantidade de sol para crescer bem. Normalmente precisa ficar em pleno sol para se desenvolver bem, mas cresce em quase qualquer lugar. Se você estiver cultivando cebolinhas dentro de casa, coloque-as em um local que receba pelo menos seis horas de sol.


Uma dica muito interessante é plantar as cebolinhas ao lado de cenouras, tomates, folhas de mostarda ou repolho, por exemplo, pois ela repele moscas da cenoura, pulgões e vermes do repolho.



4. Colheita:


A colheita geralmente tem início entre 70 a 90 dias após o plantio, dependendo das

condições climáticas. Colha utilizando uma tesoura de jardim, corte as cebolinhas com aproximadamente 2,5 a 5 centímetros de distância do solo. Corte as folhas da parte externa da planta primeiro, tomando cuidado para não cortar toda a planta de uma vez. Se você cometer um erro e cortar toda a planta, não se preocupe. Ele vai crescer novamente no ano seguinte. Espere para colher sua cebolinha quando a planta tiver pelo menos 15 centímetros de altura.





Tenho certeza que com essas dicas super detalhadas, você não só conseguirá cultivar a quantidade de cebolinhas que você quiser, mas principalmente nunca mais precisará perder nenhuma plantinha seguindo essas dicas.


Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!


Beijinhos verdes e muita natureza pra você.

Até a próxima.


11 visualizações0 comentário

© 2020, Todos os direitos reservados.