Os Incríveis Benefícios de Comer Alimentos da Safra

Atualizado: Set 10

Quer ser mais saudável e economizar nas suas compras?


Você sabia que se você planejar suas compras vai ser mais saudável e economizar MUITO no fim do mês?



Eu mesma não entendia porque alguns alimentos aumentavam tanto de preço em determinadas épocas do ano. Quer dizer eu entendia na teoria mais não a fundo o porque.

Cada alimento precisa de certas condições para se desenvolver. Se ele for colhido na época certa (de cada região) tem mais nutrientes, é mais saboroso e possui menos agrotóxicos.

Isso acontece por que ele vai ter as condições climáticas e de solo a seu favor para se desenvolver lindamente. E no momento em que vivemos o transporte de alimentos de uma região para outra também afeta a qualidade dos alimentos e a quantidade de químicos nocivos a saúde.


Você já se perguntou porque as laranjas são colhidas no final de outono e inverno e as melancias na primavera e início do verão?

A natureza é tão sábia que prepara nosso corpo para todas as nossas necessidades nutricionais. No inverno, por exemplo, precisamos de mais Vitamina C e no verão de alimentos mais líquidos para não desidratarmos.


Vou te dar uma dica super simples para começar a economizar e cuidar desse corpinho lindo. Busque na sua região pequenos produtores, ou locais que recebam alimentos de produtores locais. Além de movimentar a economia da sua região você estará consumindo alimentos de época e consequentemente menos modificados.


Não se esqueça que você pode produzir TUDO o que você consome basta só fazer um planejamento. Ter um punhado de terra em um vaso, uma porção de amor com boa vontade de pronto. A mistura para plantar qualquer coisa na sua casa está pronta.



Saber a safra do mês em que estamos continua sendo muito importante para mantermos nossa saúde e nosso bolso em harmonia ;)


Cada alimento precisa de certas condições para se desenvolver. Quando ele é colhido na época certa, tem maior qualidade nutricional, mais sabor e menos agrotóxicos — afinal, ele possui todas as condições climáticas e de solo a seu favor.


Atualmente, com o desenvolvimento da agricultura e de suas técnicas, conseguimos obter os alimentos em quase todas as estações — mesmo quando estão fora de época. Mas é importante alertar que esses alimentos, quando cultivados fora de época, apresentam menor qualidade, mesmo ostentando boa aparência. Um estudo feito no Japão mostra que alimentos colhidos fora de época já apresentaram deficiência de vitamina C e de caroteno. Outro agravante são os preços, que ficam mais elevados.


Para você se programar: no final e começo de ano é a época das frutas de maneira geral. Já no meio do ano as hortaliças ficam melhores, mais bonitas e mais baratas. Entre agosto e setembro, onde nós estamos agora, é vez das frutas pouco resistentes ao calor. Para saber quais culturas plantar no mês de agosto em diante nós preparamos um Ebook super completo com um conhecimento riquíssimo sobre:


  • Dicas e sacadas de plantio;

  • Que tipo, forma e tamanho de vasos você pode plantar cada uma;

  • Sementes ou mudas? Como escolher;

  • Como preparar cada solo individualmente;

  • Horário e quantidade de rega;

  • Quantidade necessária de sol;

  • Como saber a melhor data para colheita;


Aproveite e comece a cultivar alimentos completamente sem agrotóxicos na sua casa hoje mesmo. Conte conosco para tornar seu lar muito mais verde, sua mesa muito mais rica em nutrientes e sua mente muito mais leve e em paz.



© 2020, Todos os direitos reservados.