Saiba as Principais Flores para Plantar na Primavera

A primavera, assim como o outono é conhecida como uma estação transitória, entre os dias 22 e 23 de setembro com término de 22 e 23 de dezembro. Conhecida popularmente como a “estação da flores” é a época do ano mais aguardada para os apaixonados pela natura e por quem ama cultivar por ser a melhor época para se plantar. Agora vamos juntos conhecer as melhores flores para plantar na primavera e com isso manter seu jardim sempre vivo e o mais florido possível.

Vamos Aproveitar a Melhor Estação do Ano e transformar o Seu Jardim em uma cama de flores?


A primavera é tida como a melhor estação do ano para as flores e plantas por diversas razões, durante os seus 3 meses, os dias vão se tornando gradativamente mais longos e mais quentes e graças a isso, as plantas que são mais sensíveis às mudanças de luz, umidade e temperatura têm a chance de acumular a quantidade de energia suficiente para florescer.

Durante a primavera, mais de 220 mil espécies de plantas floríferas se abrem e saber como aproveitar esse espetáculo é essencial. Durante o inverno a maior parte das plantas e flores entram em hibernação e por esse motivo suas folhas caem totalmente pois estão guardando sua energia para sobreviverem e conseguirem chegar na primavera com força suficiente para florescerem novamente. Justamente por este motivo a primavera é tão aguardada por muitos, então agora vamos conhecer as principais flores para plantar na primavera:



Azaleia

Talvez você concorde comigo quando eu digo que nada é mais bonito do que um arbusto de azaleia quando floresce na primavera. Essa planta arbustiva é super fácil de cuidar e ainda possui tantas cores que é difícil encontrar uma que não agrade a tantos gostos e preferências.

As azaleias também são conhecidas pela sua grande produção de flores, pois brotam tantos talos que durante as estações em que florescem formam uma sólida massa colorida que variam entre magenta, vermelho, laranja, cor de rosa, amarelo, lilás e branco.

As flores híbridas da azaleia se desenvolveram durante centenas de anos. Essas mudanças genéticas feitas por nós produziram mais de 10 mil espécies cultivadas.

Caso você queira plantar essa belezinha saiba que estas plantas precisam de um solo bem drenado e uma exposição sombreada e fresca para se desenvolver saudavelmente. Infelizmente ela se torna um pouco difícil de ser cultivada em apartamento, porém se você possuir um espaço para um vaso um pouco maior com certeza vai conseguir aproveitar a exuberante beleza dessa planta tão linda.



Bougainvillea (Primavera)

Se você está procurando uma planta com cores vibrantes para trazer um aspecto tropical ao seu jardim, aqui está uma excelente opção, eu estou falando das buganvílias.


Bougainvillea, também conhecida como Primavera é a planta típica da primavera, tanto que até tem o seu apelido no mesmo nome da estação. É extremamente florífera e ornamental sendo facilmente cultivada em vasos. Podendo ser encontrada em diversas cores, como branca, rosa, púrpura, amarela, laranja, vermelha, além de combinações desses tons. A verdadeira flor de uma buganvília é uma pequenina trombeta creme que cresce no centro das pétalas.


Essa lindinha, além de ter uma gama impressionante de cores, também possui formas de folhagens variadas - com as folhas coloridas de verde e creme - que despertam interesse mesmo quando não estão em flor. De qualquer forma esta planta acaba se tornando um item indispensável para apaixonados por jardins. Podem ser plantadas em uma varanda de apartamento bem decorada e super colorida até mesmo para quem não possui muita experiência com o cultivo pois necessita um fácil cuidado e manutenção, poucas horas e sol e um solo bem drenado combinado com rega periódica, fará você ter uma linda planta totalmente saudável.


Girassol

Na cozinha com seus óleos e sementes trazendo toque especial aos pratos e no jardim com suas flores vibrantes, girassóis com certeza são plantas sem igual. Por ser uma planta heliotrópica, ou seja, seu caule faz com que a flor se posicione sempre na direção do sol, observar o girassol se movimentando ao longo do dia traz muitas alegrias e sorrisos para quem os cultiva. Por sua beleza e essa particularidade fascinante é uma planta muito procurada para ornamentação. Acredita-se que a planta traz sorte e boas vibrações ao ambiente por isso é muito mencionada na prática do feng-shui.

Suas sementes são muito procuradas por quem opta por um estilo de vida mais saudável e a produção mundial dessa planta cresceu exponencialmente nos últimos anos passando de 20 milhões de toneladas anuais do grão. As sementes também podem ser usadas para alimentar pássaros caso você queira deixar seu jardim florido e atrair mais desses amigos da natureza para perto de você.

Nessa primavera você pode encontrar sementes de girassol facilmente nas prateleiras de supermercados ou em lojas que tenham um departamento de jardinagem. Caso você opte por plantá-las você precisa de um local bem ensolarado, essas plantinhas literalmente procuram a luz do sol.



Amarílis

Amarílis com certeza é uma das plantas de mais fácil cultivo e além disso tem flores belíssimas e com maior exuberância. Pertencente à família Amaryllidaceae, Amarílis é uma planta bulbosa e perene oriunda da região de clima mediterrânico do sul da África.

Para que as amarílis consigam se desenvolver bem, plante o bulbo em um solo bem drenado, fornecendo um local com alta luminosidade. Para manter as flores sempre em pé, você pode utilizar uma estaca para dar sustentação.

A floração da maior parte das variedades de amarílis se inicia entre 45 e 60 dias após o plantio, porém algumas podem levar até 75 dias para florescer. Após a floração o bulbo entra em estado de dormência durante um período, perdendo escapo floral e todas as suas folhas. A parte elevada da planta morre, mas após as primeiras chuvas ou regas suas folhas e flores renascem.



Amor-Perfeito

Sem dúvida nenhuma amor-perfeito está entre as minhas flores ornamentais favoritas. Elas possuem uma aparência extremamente delicada e com diversas combinações de diferentes cores. Essa planta tem preferência por viver em pleno sol ou luz solar parcial e solo úmido.


Com origem na Europa, os amores-perfeitos híbridos tiveram surgimento na Inglaterra, no século XIX. Cientificamente são chamadas de Viola tricolor ou Viola × Wittrockiana. Atualmente a viola tricolor tem sido menos cultivada, ao contrário dos amores-perfeitos híbridos desta espécie, que vem sendo cada vez mais cultivos.


O amor-perfeito normalmente possui entre 15 a 25 centímetros de altura e não costuma ultrapassar os 30 centímetros de altura. Também produz flores com uma média de 6 cm de diâmetro, embora existam cultivares com flores menores, de 2 ou 3 cm, e cultivares com flores um pouco maiores, de aproximadamente 10 cm de diâmetro.



Gérbera

Essa flor é uma das minhas preferidas, não só por ter flores lindas e vibrantes mas principalmente pela variedade de cores em que podem ser encontradas. As margaridas gerbera (Gerbera jamesonii) são originárias da África do Sul e vêm em vários tamanhos e cores, incluindo rosa, amarelo, salmão, laranja e branco, e as suas flores podem ter de 2 a 13 cm de diâmetro e quando atingem a maturidade, as gérberas podem alcançar de 20 a 60 cm de altura dependendo de suas variedades.

Elas são as flores ideais para compor a decoração do seu ambiente e alegrar ainda mais os seus dias. São mega resistentes e pouco exigentes com cuidados. E é por isso que essa flor é muito procurada em floriculturas. Caso deseje fazer arranjos com suas flores colocar as hastes em água fria (com gelo) evitará com que a flor murche muito rápido e manterá seus arranjos lindos por mais tempo.



Lírio

Não há quem não ame lírios. Com suas flores grandes e vistosas, os lírios tem o poder de adicionar uma impressionante elegância ao seu jardim durante o início até metade do verão. Os lírios são flores perenes que desde que sejam plantados no lugar certo, retornam ano após ano exigindo apenas alguns cuidados básicos.

Os lírios possuem seis pétalas planas ou de formato marcante, que ficam sobre um caule alto e ereto com folhas longas e estreitas. Além disso, possuem uma grande variedade de lindas cores, incluindo rosa, dourado, branco, vermelho e laranja.

Com origem na América do Norte, Ásia e Europa e América, mas também existem espécies que se encontram no Japão e na China. Se você for cultivar essa belezura, saiba que os lírios precisam de uma boa iluminação, mas em períodos mais quentes do dia não devem ficar expostos diretamente ao sol. O ideal é cultivá-los em locais de meia sombra pois o substrato não pode secar completamente.

Tenho certeza de que com essas dicas você vai se inspirar e plantar algumas dessas lindeza, para deixar seus dias muito mais alegres e coloridos. Deixa aqui nos comentários o que você achou deste artigo e se você gostou curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo.

Se você quer saber quais plantas tem o poder de acalmar e reduzir o estresse e ansiedade é só clicar no link abaixo:


10 Plantas Incríveis que tem o Poder de Acalmar e Reduzir o Estresse e Ansiedade

© 2020, Todos os direitos reservados.