• Verde em Casa

Saiba como Cultivar Espinafres Crocantes e Saborosos em Apenas 4 passos

Tenho quase certeza de que você conhece ou já ouviu falar sobre o desenho do Popeye. O espinafre ficou muito conhecido através do personagem principal deste desenho, o marinheiro que se alimenta da hortaliça e se torna forte o suficiente para derrotar todos os seus oponentes. Isto com certeza não é por acaso, essa planta é rica em vitaminas que ajudam a aumentar o nosso desempenho físico. Com este artigo você irá obter as dicas mais infalíveis sobre o cultivo dessa hortaliça.

Espinafre é uma erva rasteira pertencente à família das amarantáceas e com origem no centro e sudoeste da Ásia. É uma planta anual, que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia, muito semelhante ao verdadeiro espinafre, mas tem pertencimento a uma outra família botânica.



Embora muitas pessoas achem que o real poder do espinafre seja o ferro existente nele, o que realmente lhe traz isso são os nitratos contidos nas folhas verdes. Ter uma dieta rica em nitratos pode melhorar o desempenho atlético, diminuir o risco de doenças cardíacas, reduzir os níveis de colesterol, entre outras vantagens que são muito importantes para o nosso corpo.


Essa hortaliça se desenvolve melhor em regiões com temperaturas mais amenas, entre 15° e 24°C. Entretanto, durante o ciclo de vida da planta, pode ser cultivada em regiões onde a temperatura média situa-se entre 3°C e 26°C. Temperaturas elevadas demais podem induzir o florescimento precoce da planta, por isso, é recomendado deixá-los a meia sombra em regiões de clima mais quente.



Para saber tudo sobre o cultivo dessa hortaliça, mergulhe em nosso guia de cultivo para obter todas as informações sobre como plantar, cultivar e fazer a colheita!



1. Preparando o solo:


O espinafre se desenvolve melhor em solo úmido, bem drenado, rico em matéria orgânica e nitrogênio. Para isso o ideal antes de plantar é preparar o substrato. O pH do solo deve estar entre 6 e 7,5. As plantas de espinafre formam uma raiz principal profunda, então para o seu melhor desenvolvimento, afrouxe o solo com pelo menos 20 cm de profundidade antes do plantio.


Para preparar o substrato e fazer com que a sua planta se desenvolva melhor, você pode utilizar 4 partes de terra vegetal, para 1 de areia grossa de construção (responsável pela drenagem do solo), 1 de esterco de aves ou gado (para adubar), 1 de húmus de minhoca, e meia parte de farinha de osso (fertilizante orgânico que contém cálcio e fósforo, e evita a acidez do solo).


Essa hortaliça não necessita de uma grande exposição solar, mas é essencial que o seu local de cultivo tenha boa iluminação para que o seu crescimento seja saudável. O sol da manhã é o ideal para esta planta, evitando as horas do sol mais intenso.



Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar espinafre. Clique abaixo no vídeo do YouTube para assistir ao tutorial. Assim você vai saber a como cultivar na prática esta hortaliça.



2. Saiba tudo sobre o plantio:


Assim como a salsa, as sementes de espinafre também demoram muito para germinar, por isso é essencial quebrar a dormência das sementes. A germinação geralmente ocorre de 14 a 40 dias após a semeadura, ou até mais tempo caso entre em dormência. Pôr as sementes de molho em água morna durante 24 horas antes de plantar, evita que entrem em dormência.

Para uma colheita no outono, o plantio deve ser feito no final do verão ou no início do outono. O espinafre pode ser cultivado tanto em canteiros, quanto em vasos ou recipientes como no mínimo 15 cm de profundidade.


Na hora de fazer o plantio, semeie as sementes diretamente em local definitivo, colocando as sementes com um aproximadamente 1 cm de profundidade e cobrindo com uma camada fina de terra drenada. Caso brotem mudinhas demais, você pode fazer o desbaste para que o desenvolvimento da planta seja prejudicado.



3. Cuidados durante o cultivo:


Mantenha o solo sempre úmido com irrigação regular, especialmente em condições de climas mais secos. Regue pelo menos de 4 a 7 vezes por semana, sempre lembrando que o solo deve se manter úmido e nunca encharcado. Mantenha a área ao redor das plantas sem ervas daninhas, caso elas surjam, retire-as.



4. Colheita:

A colheita dessa hortaliça ocorre em torno de 40 a 110 dias após a semeadura, dependendo das condições de clima de cultivo.

Em torno de 40 dias após a semeadura, você pode começar a colher as primeiras folhinhas que estiverem com pelo menos seis folhas, com no mínimo 7 centímetros de comprimento. Se ao fazer a colheita você cortar cuidadosamente as folhas externas, a produtividade das plantas com certeza continuará aumentando, especialmente em safras de outono.


Tenho absoluta certeza que se você seguir essas dicas super detalhadas, conseguirá cultivar os espinafres mais crocantes e saborosos possíveis, e nunca mais perderá suas plantinhas.






Quer aprender mais sobre o cultivo de outras hortaliças, para aumentar ainda mais a sua horta e ter muito mais variedades cultivadas por você mesmo, é só acessar os links abaixo para ter acesso a todas essas informações.



Dicas Infalíveis Para Cultivar Beterrabas Super Saborosas


Incríveis Dicas Para ter Cebolinhas Maiores em Apenas 4 passos


Dicas Infalíveis para Cultivar Salsa em Qualquer Época do ano em Apenas 4 etapas






Beijinhos verdes com muita natureza pra você.

Até a próxima!

© 2020, Todos os direitos reservados.