• Verde em Casa

Saiba como Cultivar Nabos Super Saborosos em Apenas 4 passos

Eu pretendo dividir as melhores técnicas que conheço com você para te ajudar a cultivar Nabos ainda mais saborosos, totalmente livres de agrotóxicos sendo completamente orgânicos.

O nabo é uma planta da mesma família do rabanete de raiz tuberosa e folhas comestíveis. No Brasil o nome nabo refere-se popularmente a uma variedade branca de rabanete.

O nabo cresce melhor em temperaturas entre 15°C e 22°C, mas suporta bem temperaturas mais baixas e geadas leves. Cultivada em temperatura elevada, a planta pode florescer precocemente, suas folhas podem adquirir um sabor mais forte e amargo, e sua raiz não se desenvolve bem, podendo se tornar fibrosa.





Vamos ver algumas dicas muito eficazes para cultivar Nabos ainda mais saborosos o mais rápido possível!



1. Preparando o local para o plantio:


O solo ideal é um solo rico em nutrientes, bem drenado e rico em matéria orgânica. Sem pedaços de madeira ou pedra, pois podem prejudicar o desenvolvimento do bulbo, da mesma forma que o rabanete. O pH ideal de solo para esta cultura é entre 6 e 7.

O melhor local para desenvolver este cultivo é a sol pleno, mas ele também pode se desenvolver, mesmo que de maneira um pouco mais lenta em meia sombra.


Breve lista de preparação para o cultivo:

  • Escolha um local que receba uma boa quantidade de sol.

  • O solo deve ser bem drenado e leve, a uma profundidade de 15 a 30 centímetros.

  • Com antecedência, misture em uma camada de 5 a 10 cm de composto orgânico, adicione areia grossa de construção ao solo pesado e remova as pedras para permitir que o nabo se desenvolva facilmente abaixo do solo.



E ai, está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo pra você assistir assim que terminar a sua leitura, onde ensino na prática como cultivar Nabos. Clique no link do YouTube abaixo e aproveite o conteúdo.


2. Chegou a hora do plantio:


A germinação das sementes do nabo geralmente ocorrem entre 7 a 14 dias após a semeadura. Se aconselha semear diretamente no local que foi preparado sendo canteiros, jardineiras ou vasos. Semear a uma profundidade de 0,5cm e cobrir com uma fina camada de substrato deixará as suas sementes aptas a crescerem com facilidade. Se você não plantar as suas sementes tendo em mente um espaço necessário para o seu desenvolvimento e germinarem mais mudas que o seu espaço comporta, faça o desbaste selecionando as plantas mais fracas para serem arrancadas, para dar espaço às plantas mais saudáveis se desenvolverem.



3. Cuidados durante o cultivo:


A rega ideal para o cultivo de nabo deve ser com muita frequência para manter o solo sempre úmido. Mas lembrando que nunca encharcado.

Por ser uma planta muito sensível, tente não colocar as mudas em local de muito vento, principalmente no início de sua germinação, pois o vento pode acabar queimando as folhinhas. Isso pode prejudicar no desenvolvimento da planta e como consequência, causar a perda das suas mudas.

As pragas de insetos que ocasionalmente atacam essa cultura incluem pulgões e besouros de pulgas, que danificam as verduras. Podem ser usadas variações de cultivo como alho e cebolinha no mesmo canteiro para afastar de maneira natural estas pragas, ou ainda inseticidas orgânicos para mantê-los longe das folhas.



4. Colheita:


Realiza-se a colheita geralmente entre 45 e 90 dias após a semeadura. Dependendo do tipo cultivado, solo de cultivo e clima.

Os nabos podem ser colhidos a qualquer momento depois de atingirem uma média de dezesseis a vinte centímetros de altura. Se você não danificar a parte superior do bulbo, os verdes, ou seja, os raminhos de folhas continuarão a crescer novamente, da mesma forma que ocorre com a cenoura. Como ocorre geralmente com os tubérculos, são melhores quando são pequeninos sendo mais macios, com cerca de 7 a 12 cm de diâmetro. Nabos mais velhos podem ficar duros e enrijecidos. Os nabos plantados no outono podem ser deixados no solo e colhidos no inverno, uma vez que não estão mais crescendo ativamente.




Acredito que com essas dicas super detalhadas, você conseguirá cultivar a quantidade de Nabos que quiser totalmente orgânicos e super saborosos. Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!



Quer aprender mais sobre como cultivar hortaliças em casa? Como ter uma vida mais saudável?Ou aprender a ganhar até um salário plantando no quintal da sua casa ou na varanda do seu apartamento? Então é só você acessar os links abaixo para ter acesso a todas essas informações.

Alimentos que Fortalecem o Sistema Imunológico Contra o Coronavírus


Aprenda Como Ganhar um Salário Apenas Plantando em Casa


Como Fazer uma Horta Gigante Começando do ZERO!






Beijinhos verdes com muita natureza pra você.

Até a próxima!




© 2020, Todos os direitos reservados.