• Verde em Casa

Saiba Como Cultivar Pimentão com Apenas 4 Dicas Incríveis

Não sei se você sabe, mas o pimentão está entre os três alimentos com maior quantidade de agrotóxicos e ainda é uma planta culturalmente super consumida pela população brasileira mesmo contendo uma quantidade tão grande de agrotóxicos, então plantar ele de forma orgânica, trará benefícios tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso.



O pimentão é uma hortaliça nativa do México, América Central e do norte da América do Sul. São por vezes agrupados juntamente com outras pimentas menos fortes e picantes sob a designação de pimentas doces. Pertencente a um grupo de cultivares da espécie Capsicum Annuum, muito utilizado na culinária do mundo inteiro. Essa espécie produz os mais variados frutos com diferentes cores sendo as mais conhecidas o verde, o vermelho e o amarelo. Porém, existem outras variedades muito exóticas, como o branco, preto, laranja, roxo e azulado.


Os climas mais quentes e úmidos, com temperaturas entre 18° e 30°C, são ideais para o cultivo dessa hortaliça. Apesar do pimentão se desenvolver melhor em climas quentes, temperaturas acima de 30°C podem reduzir o número e o tamanho dos frutos.



Confira abaixo todas as dicas mais eficazes e infalíveis para cultivar pimentões!



1. Preparando o local para o plantio:


O ideal é que o solo seja leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo, o ideal é um pH entre 5,5 e 7,5. Para preparar o substrato, você pode utilizar 4 partes de terra vegetal, para 1 de areia grossa de construção (que faz a drenagem do solo), 1 de húmus de minhoca, 2 de esterco de aves ou gado (para adubar), aumentar a quantidade de esterco é necessária pela necessidade de nutrientes e PH que essa planta precisa para se desenvolver bem.


O local onde o pimentão será cultivado, necessita de alta luminosidade e sol pleno. Já em climas com temperaturas mais extremas, essa planta aprecia sombra parcial nos horários de sol mais intenso.



Está gostando do conteúdo? Vou deixar aqui um tutorial completo em vídeo, onde ensino na prática como cultivar pimentão. Clique abaixo no vídeo do YouTube para assistir ao tutorial. Assim você vai conseguir acompanhar na prática a como cultivá-los.




2. Como plantar:


Não existe problema em semear as sementes de pimentão em local definitivo de cultivo, mas como as mudas são muito frágeis, o recomendado é fazer o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico.

Semeie as sementes com aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e cubra com uma camada fina de substrato. A germinação das sementes geralmente ocorre entre 1 a 3 semanas. O transplante das mudas para o local definitivo é feito após atingirem aproximadamente 10 cm de altura. O pimentão pode ser cultivado em vasos com uma profundidade e diâmetro mínimo de 20 cm.



3. Cuidados durante o cultivo:


Irrigue sempre que necessário para manter a umidade do solo. No entanto, o solo não deve permanecer de forma alguma encharcado, independentemente de onde for realizado o cultivo. Elimine todas as ervas daninhas que venham a aparecer, pois elas competem com os pimentões pela umidade e nutrientes do solo. A quantidade mínima diária de sol é de 5 horas.




4. Enfim chegou a hora de colher:


Normalmente a colheita dos pimentões se inicia entre 12 e 16 semanas após o plantio, podendo se prolongar por algumas semanas.


Os frutos devem ser colhidos quando estiverem totalmente desenvolvidos e com a coloração mais intensa, basta cortá-los pelo cabo, com uma distância de 2 cm para manter a qualidade dos pimentões. Seguindo essas dicas certamente você colherá lindos pimentões orgânicos livres de agrotóxicos ou pesticidas.



Tenho certeza absoluta de que se você seguir essas dicas super detalhadas, não só conseguirá cultivar a quantidade de pimentões que quiser, mas principalmente nunca mais perderá nenhuma plantinha.


Deixa aqui nos comentários o que você achou do conteúdo e se você gostou das dicas, curta clicando no coraçãozinho abaixo e compartilhe com os seus amigos clicando nos três pontinhos do canto superior direito do artigo!



Beijinhos verdes com muito amor pra você.

Até a próxima.


© 2020, Todos os direitos reservados.